ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

MEIO AMBIENTE EM MOVIMENTO: Assis lança campanha para incentivar a logística reversa

A logística reversa é um instrumento para viabilizar a coleta e a restituição de lixo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou outra destinação ambientalmente adequada


  • 02/02/2022 - 12:19 | Atualizado em 02/02/2022 - 12:52
  • Informação publicada há 310 dias

Foto: Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Assis através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente retomou a Campanha ASSIS + LIMPA, e uma das ações é a Logística Reversa, que é uma das formas de evitar a poluição e descarte incorreto de materiais que podem ser reutilizados e reciclados.

De acordo com a secretária da pasta Ana Paula Marques, o desperdício de materiais que podem ser reaproveitados causa contaminação do solo, da água, atingindo negativamente o meio ambiente causando danos para as pessoas.

“Conforme a Lei Federal 12.305, foi instituída a Politica Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, que defini diretrizes para o manejo e gestão de resíduos sólidos e um dos princípios são a Responsabilidade Compartilhada pelo Ciclo de Vida dos Produtos e a Logística Reversa. Um dos exemplos é a lâmpada, pois no interior delas, há componentes muito nocivos à saúde e ao meio ambiente, tais como; mercúrio, sódio entre outros metais tóxicos. Os descartes corretos e seguro são feitos no próprio local de compra dos produtos”, explica Ana Paula.

Ela ressalta ainda que consumidores, importadores, fabricantes, distribuidores e comerciantes devem agir de forma conjunta para que os resíduos sejam reaproveitados, reciclados e tenham uma destinação ambientalmente adequada.

“Ganha o cidadão, vivendo em um ambiente mais limpo e saudável, há benefícios à economia por meio do aumento de renda e recursos sustentáveis, melhoram as condições do meio ambiente pela redução da necessidade de extração de novas matérias-primas entre outros” comenta a secretária.

Confira os outros benefícios da logística reversa:

• Incentivar o reúso, a reciclagem e o tratamento dos resíduos;

• Aumentar a vida útil dos aterros sanitários por meio do desvio de resíduos que podem ser reinseridos na cadeia produtiva;

• Compartilhar a responsabilidade pela gestão de resíduos entre o setor público, setor privado e sociedade civil;

• Aumentar a eficiência no uso de recursos naturais;

• Ampliar a oferta de produtos ambientalmente amigáveis, gerando emprego e renda;

• Ampliar o espaço para a geração de novos negócios.

 

Assis, Cidade em Movimento.

 

Nem todo produto pode ser descartado no lixo comum.


ASSESSORIA PMA


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta