ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

MEIO AMBIENTE EM MOVIMENTO: Lixeira comunitária instalada em parceria com a Escola Estadual José Augusto Ribeiro muda cenário no Bairro

O problema do lixo acumulado nas calçadas da escola foi solucionado através da ação conjunta entre Prefeitura e munícipes


  • 18/02/2022 - 12:02
  • Informação publicada há 294 dias

Foto: Divulgação

Foi instalada uma lixeira comunitária na calçada da escola EE José Augusto Ribeiro, projeto realizado diante do problema recorrente na região, que havia muito descarte incorreto, os animais passavam e rasgavam as sacolas, gerando muita sujeira.

Os alunos do 8º ano B conversaram com os vizinhos pedindo a colaboração em manter a lixeira sempre em bom estado para conservar o bairro limpo, e frequentemente cuidam do espaço. A mudança do cenário mudou em pouco tempo.

Ana Paula Marques, secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente informa que é um projeto-piloto, e servirá de exemplo para outros bairros e colégios que ainda precisam de ações de conscientização sobre a questão do lixo na cidade. 

“Nossa experiência com lixeiras é que as pessoas “acham” que o lixo possa ser descartado a qualquer dia e horário e não e isto está errado, pois gera sujeira, mau odor e torna um foco de doenças. O lixo deve ser descartado no máximo 2h antes da coleta, de segunda a sábado” diz Ana Paula. 

Ela ressalta ainda que parcerias como essa precisam ser feitas, o descarte de resíduos é uma responsabilidade compartilhada, entre prefeitura e munícipes. 

De acordo com a professora responsável pelo projeto, Juliana Mota Silva, aprender a partir da própria realidade é, sem dúvida, uma experiência enriquecedora e que leva em conta os conhecimentos prévios de cada indivíduo. 

“Constatado o problema do lixo acumulado nas calçadas da escola, os alunos, organizaram a ação, tendo como objetivo a melhoria e preservação do entorno escolar, aliando a essas ações a prática do diálogo, da ética e do respeito às diferentes opiniões de seus pares, criando soluções pautadas no conhecimento e com autonomia” comenta Juliana Mota.  

O projeto “Meu lugar, seu lugar, nosso espaço!” - Prática de Protagonismo Juvenil foi escolhido para representar a Diretoria de Ensino de Assis em Ribeirão Preto.

 

Assis, Cidade em Movimento.

 

ASSESSORIA PMA.


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta