FUNDO SOCIAL EM MOVIMENTO: Projeto Visão do Futuro é retomado em Assis

Projeto idealizado pela primeira-dama de Assis e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Luciana Fernandes, ficou parado por 2 anos por causa da pandemia

• 17/03/2022 - 11:28 | Atualizado em 17/03/2022 - 13:30

Na noite de terça-feira, 15 de março, os doutores Eduardo Andreghetti e Juliana Antunes do Instituto de Oftalmologia de Assis (IOA) ofereceram ao Núcleo de Educação Continuada – NEC, nas dependências da SME, treinamento direcionado aos professores e coordenadores da Rede Municipal de Educação para execução e acompanhamento do Projeto Visão do Futuro.

Em 2022 serão atendidos 3084 alunos do 1°, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental em 20 unidades da rede municipal de Ensino.

O Projeto é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com as secretarias municipais da Educação e Saúde, alunos do curso de Medicina e Enfermagem da FEMA, Associação dos Amigos Deficientes Visuais de Assis e região (A.A.D.V.A.R.), médicos oftalmologistas da rede privada, Eduardo Andreguetti, Juliana A. Coronado Antunes, Valcir Coronado Antunes e Victor A. Coronado Antunes, além da participação da Credicana e Óticas Carol.

A presidente do fundo social Luciana Barreto Fernandes, enfatizou a importância da participação dos professores e alunos da FEMA na realização da acuidade visual e do reteste com os alunos, para depois encaminha-los as consultas oftalmológicas.

“Todos os alunos que tiveram constado déficit na visão serão encaminhados aos médicos oftalmologistas parceiros, para que em seguida, possam providenciar os óculos de grau ou o tratamento específico” reforça Luciana.

Ela ressalta ainda que a aquisição dos óculos tem custo zero aos alunos, pois serão custeados pela Credicana e viabilizados pela Óticas Carol, parceiros no Projeto Visão do Futuro.

“É uma grande satisfação que estamos retomando com o projeto, após 2 anos devido a Pandemia da COVID-19, e com os mesmos parceiros que acreditam em nossas ações. Todos têm apoiado de forma expressiva e voluntária e agradeço imensamente a contribuição. Com essas parcerias estamos oferecendo oportunidade de ajudar os alunos já no início da alfabetização, quando na maioria das vezes, por terem dificuldade de enxergar, sentem-se desmotivados nos estudos”, agradece.

Luciana conta que a idealização do projeto se deu após experiência com uma de suas filhas, que na época, precisou passar por exames e foi necessária a utilização de óculos de grau desde pequena. E o sonho pode se tornar realidade com a chegada de seu esposo José Fernandes á Prefeitura de Assis, o qual deu total apoio para o desenvolvimento desse projeto.

“Vivi isso dentro da minha casa e não meço esforços para desenvolver esse projeto. Quanto mais parceiros e pessoas envolvidas, mais benefícios para a nossa população, tanto no Projeto Visão do Futuro, quanto demais projetos que o Fundo Social de Solidariedade desenvolve” finaliza Luciana Barreto.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA PMA.