MEIO AMBIENTE EM MOVIMENTO: Prefeitura distribui material educativo e orienta empresas que comercializam lâmpadas para descarte correto

De acordo com a logística reversa, as lojas devem coletar o produto usado e realizar a destinação correta

• 17/03/2022 - 15:07 | Atualizado em 17/03/2022 - 15:07

A Prefeitura de Assis por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está realizando a campanha ‘Assis Mais Limpa – Uma Boa ideia é descartar corretamente’, que serve para informar a população sobre a destinação adequada das lâmpadas usadas.

Isso se deve por conta do uso de componentes nocivos à saúde e ao meio ambiente, tais como mercúrio, sódio e outros metais tóxicos.

A ação visa cumprir a Lei Federal 12.305 de 02 de Agosto de 2010, que trata da obrigação, estruturação e implementação de sistemas de logística reversa nos estabelecimentos que comercializam lâmpadas.

Diante disso, a SEAMA está visitando lojas, fornecendo às empresas os famosos 'wobblers', que são materiais publicitário informativos sobre a existência de Ecoponto para recebimento de lâmpadas quebradas, queimadas e usadas.

“Nesse processo percebemos a receptividade da maioria dos responsáveis das lojas, que prontamente instalaram as peças publicitárias nas gôndolas, prateleiras e balcões para informar ao consumidor que estão de acordo com a lei, que são empresas conscientes, incentivando a economia circular. E destacando que é importante retornar o produto para o mercado de forma correta, evitando que as pessoas continuem a descartar irregularmente no lixo doméstico, jogando em caçambas, lixeira e até mesmo nas ruas” comenta Ana Paula Marques, secretária da pasta.

As empresas que ainda não têm o local de coleta terá um prazo para disponibilizar um recipiente, com a devida sinalização, para receber os materiais supracitados. A SEAMA continuará acompanhando a implantação desses ecopontos, orientando e fiscalizando.

O descarte correto é uma responsabilidade compartilhada entre consumidores, importadores, fabricantes, distribuidores e comerciantes. Todos devem agir de forma conjunta para uma economia circular, reaproveitando e reutilizando matéria prima, para minimizar resíduos e realizar destinação ambientalmente adequada.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA PMA.