ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

MEIO AMBIENTE EM MOVIMENTO: Prefeitura distribui material educativo e orienta empresas que comercializam lâmpadas para descarte correto

De acordo com a logística reversa, as lojas devem coletar o produto usado e realizar a destinação correta


  • 17/03/2022 - 15:07 | Atualizado em 17/03/2022 - 15:07
  • Informação publicada há 267 dias

Foto: Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Assis por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está realizando a campanha ‘Assis Mais Limpa – Uma Boa ideia é descartar corretamente’, que serve para informar a população sobre a destinação adequada das lâmpadas usadas.

Isso se deve por conta do uso de componentes nocivos à saúde e ao meio ambiente, tais como mercúrio, sódio e outros metais tóxicos.

A ação visa cumprir a Lei Federal 12.305 de 02 de Agosto de 2010, que trata da obrigação, estruturação e implementação de sistemas de logística reversa nos estabelecimentos que comercializam lâmpadas.

Diante disso, a SEAMA está visitando lojas, fornecendo às empresas os famosos 'wobblers', que são materiais publicitário informativos sobre a existência de Ecoponto para recebimento de lâmpadas quebradas, queimadas e usadas.

“Nesse processo percebemos a receptividade da maioria dos responsáveis das lojas, que prontamente instalaram as peças publicitárias nas gôndolas, prateleiras e balcões para informar ao consumidor que estão de acordo com a lei, que são empresas conscientes, incentivando a economia circular. E destacando que é importante retornar o produto para o mercado de forma correta, evitando que as pessoas continuem a descartar irregularmente no lixo doméstico, jogando em caçambas, lixeira e até mesmo nas ruas” comenta Ana Paula Marques, secretária da pasta.

As empresas que ainda não têm o local de coleta terá um prazo para disponibilizar um recipiente, com a devida sinalização, para receber os materiais supracitados. A SEAMA continuará acompanhando a implantação desses ecopontos, orientando e fiscalizando.

O descarte correto é uma responsabilidade compartilhada entre consumidores, importadores, fabricantes, distribuidores e comerciantes. Todos devem agir de forma conjunta para uma economia circular, reaproveitando e reutilizando matéria prima, para minimizar resíduos e realizar destinação ambientalmente adequada.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA PMA.


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta