SAÚDE EM MOVIMENTO: Prefeitura alerta moradores para os cuidados preventivos com escorpiões

Limpeza adequada em terrenos e residências é a melhor arma contra animais peçonhentos

• 28/03/2022 - 11:31 | Atualizado em 28/03/2022 - 11:44

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Assis, através do Departamento de Controle de Endemias, está mobilizada para combater a proliferação de escorpiões em diversos pontos da cidade.

Os escorpiões são venenosos e podem entrar facilmente nas moradias e causar graves problemas para a saúde humana. O veneno de algumas espécies pode ser fatal. Gostam muito de umidade, pouca luz e alimentam-se de insetos.

De acordo com Rodrigo Caetano, coordenador de Departamento de Endemias do Município, eles se proliferam em tubulações, nas frestas de pedras, barrancos, paredes e muros, além de madeira empilhada, ralos e forros. Lixo e resíduos acumulados também podem se tornar focos.

“Os moradores devem estar atentos aos cuidados para impedir que esses animais entrem em suas casas e saber como agir em caso de ferroada” orienta Rodrigo.

O coordenador comenta ainda que as ações de controle de escorpiões são realizadas de acordo com a necessidade da ocorrência solicitada pelo morador. “O Departamento de Controle de Endemias possui equipe para atendimento de solicitações feitas pelos munícipes e visitas aos locais com notificação de acidentes. O munícipe pode entrar em contato pelos canais digitais da Prefeitura ou ligar para 33025558. Além disso, realizamos o mapeamento dos casos de aparecimento e acidentes com escorpiões e orientações de casa em casa nos locais com alta incidência”.

Em caso de picada, o morador deve se dirigir a UPA imediatamente.

Saiba mais como se proteger contra os escorpiões:

Gostam muito de umidade, de pouca luz e de insetos em abundância, principalmente baratas, ou seja, a presença de baratas significa ameaça de escorpiões em busca de alimento.

Prevenção a escorpiões:

A prevenção aos escorpiões envolve alguns cuidados básicos que devem ser adotados tanto em residências quanto em locais comerciais, industriais e empresariais:

• Vedar ralos, tanques e vãos;

• Consertar falhas na estrutura física, como buracos em paredes;

• Manter quintais e jardins limpos e aparados;

• Evitar folhagens densas junto a paredes e muros;

• Não deixar folhas amontoadas por muito tempo;

• Colocar o lixo em locais que possam ser mantidos fechados para evitar insetos que servem de alimento para os escorpiões.

Picada de escorpião:

Dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns da picada de escorpião. Usar compressas mornas para alívio da dor.

Como evitar picada:

• Examinar camisas, blusas e calças antes de vestir. Inspecionar sapatos e tênis antes de usá-los;

• Sacudir roupas, toalhas e sapatos antes de usá-los, pois escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo;

• Afastar as camas e berços das paredes, evitar que roupas de cama e mosquiteiros se encostem ao chão. Não pendurar roupas nas paredes;

• Não colocar as mãos em buracos entre as pedras e em troncos podres.

O que fazer em caso de picada:

Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são:

• Lavar o local da picada com água e sabão;

• Manter o local da picada voltada para cima;

• Não cortar, furar ou apertar o local da picada;

• Beber bastante água;

• Ir o mais rápido possível ao UPA ou ligar para o SAMU 192.

Portanto, manter a casa, quintal, e arredores limpos é a melhor forma de combate aos escorpiões em ambientes domésticos.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA PMA.