ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MOVIMENTO: Alunos da Escola ‘Francisca Ribeiro Mello Fernandes’ representam Assis na final da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo

Trabalhos fazem parte de projetos ambientais, e contou com a participação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente


  • 04/04/2022 - 10:06
  • Informação publicada há 249 dias

Foto: Departamento de Comunicação

Alunos da Escola ‘Francisca Ribeiro Mello Fernandes’ foram classificados e vão representar Assis na final da 8ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FECEESP)

Os participantes desenvolveram 3 projetos ambientais que contou com a participação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Um dos estudos foi sobre a vegetação em torno da Escola.

No início dos trabalhos, os alunos visitaram o viveiro de mudas municipal, e conheceram algumas espécies nativas, suas características e os principais cuidados, além de ter contato com o trabalho realizado pela Seama.

De acordo com o estudo em campo, os alunos identificaram que a maioria das árvores não interfere na via pública, o que indica que o plantio realizado, carece de pequenas intervenções, apesar do número abundante de espécimes, observou-se baixa arborização na área de estudo.

Sendo assim, elaboraram o Plano de Manejo de arborização ao redor da Escola seguindo o Guia de Arborização Urbana da cidade, conscientizando sobre a importância do plantio e manutenção das árvores urbanas informando a influência da vegetação na temperatura do espaço.

“É gratificante ver o empenho e interesse dos professores e alunos com o meio ambiente. Além do cuidado com as árvores já existentes, o projeto promoveu ações locais para melhorar a qualidade de vida do bairro, que será extremamente beneficiado com o plantio de novas mudas. Sendo comprovado pelos próprios alunos que a vegetação influencia na temperatura da região. Além de deixar a cidade mais arborizada, ajudará a amenizar os impactos das mudanças climáticas” destaca Ana Paula Marques, secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Projetos que foram desenvolvidos na Escola Francisca Ribeiro Mello Fernandes:

•        A influência da vegetação na temperatura do espaço urbano nos meses de outubro de 2021, nas imediações da Escola.

•        Variação das copas das árvores nos arredores da Escola.

•        Proposta de plano e manejo das espécies arbóreas do entorno da Escola.

Os projetos classificados para a final de 8ª edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP)  foram: "Variação da área das copas das árvores nos arredores da EE Prof.ª Francisca Ribeiro Mello Fernandes utilizando os softwares Google Earth Pro e AutoCAD" e "A influência da vegetação na temperatura do espaço urbano nos meses de outono em 2021".

Professores orientadores:

Cristiano Manoel Alves;

Rebecca Maíra De Barros Maruski;

Valéria Francisca Nassaro.

 

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA PMA/MEIO AMBIENTE.


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta