ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

SAÚDE EM MOVIMENTO: Assis ganha prêmio pela busca ativa em pessoas com doenças respiratórias


  • 07/04/2022 - 16:49

Foto: Departamento de Comunicação

Nesta semana Assis foi premiada pelo governo de São Paulo pela busca ativa em pessoas com doenças respiratórias, mais especificamente Tuberculose.

A busca ativa consiste em realizar a busca por suspeitos como uma das diversas ações das equipes da Secretaria da Saúde, como em ir atrás de pessoas com problemas respiratórios e identificar suspeitas através de exames, como o de escarro.

Os sintomas clássicos são tosse persistente seca ou produtiva, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.

A tuberculose, no início, é uma doença silenciosa, por isso a necessidade de uma atenção especial nos primeiros sintomas, e mais frequentes, como tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse (seca ou produtiva) com pus ou sangue, cansaço excessivo e prostração, além de febre baixa, suor noturno, falta de apetite e emagrecimento acentuado.

O tratamento é custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tem um período mínimo e de dedicação integral previsto de 6 meses, até que o médico confirme a cura total.

Vale ressaltar que a vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), dada às crianças quando nascem no SUS, protege das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea.


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta