SAÚDE EM MOVIMENTO: Secretaria da Saúde inicia campanha para reduzir número de faltas em exames e consultas

• 11/04/2022 - 16:23

Neste mês de abril a Secretaria da Saúde de Assis inicia campanha para reduzir o número de faltas em consultas e exames, o chamado absenteísmo, considerada bastante alta atualmente.

Os dados são um compilado de usuários que faltam em exames e consultas realizadas nas Estratégias Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Centro de Especialidades e Hospital Regional de Assis (HRA).

Só em 2021, 22,66% dos usuários faltaram a algum tipo de exame e 15,81% dos usuários faltaram em consultas agendadas. Esses números correspondem a 15.428 exames e 7.901 consultas.

Essa campanha usará mídias como rádio e redes sociais.

“O importante é a conscientização da nossa população. Quando uma pessoa falta em consulta ou exame e não avisa com antecedência, ela trava a fila. Quando avisa a gente consegue fazer um encaixe de outra pessoa e a espera diminui, recolocando quem não pôde comparecer em outro momento. Uma simples ligação do usuário para o local já resolve esse problema”, pondera Cristiani Silvério, secretária da Saúde.