CULTURA EM MOVIMENTO: Secretaria de Cultura faz parcerias com Rede Estadual de Ensino e Tiro de Guerra

“A importância de difundir a Cultura nas escolas públicas tem como primazia atingir diretamente as crianças e adolescentes, que irão adquirir saberes e todos os benefícios que as atividades culturais possibilitarão em seu cotidiano” Destaca Emerson Gonçalves, secretário de Cultura do Município

• 03/05/2022 - 10:14

A Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal de Cultura inicia parceria com a Rede Estadual de Ensino, Tiro de Guerra e apoio do Poder Legislativo por meio das atividades culturais na Escola Estadual Francisca Ribeiro Mello Fernandes através do ensino da música, aulas de percussão, formação de Fanfarra e Canto Coral.

As atividades são ministradas por Rogério Matheus e Kelly Belloti, instrutores da Escola Municipal de Música e acompanhados pela professora Samia Moustapha Costa, da Escola Francisca Ribeiro Mello.

A fanfarra contará com a participação especial dos componentes do TG, que conduzirão os instrumentos de sopro.

Segundo o Secretário de Cultura, Emerson Carlos Gonçalves, cada um colabora de forma positiva e extraordinária. “A importância de difundir a Cultura nas escolas públicas tem como primazia atingir diretamente as crianças e adolescentes, que irão adquirir saberes e todos os benefícios que as atividades culturais possibilitarão em seu cotidiano, como por exemplo, o aprendizado musical, que além de despertar novos talentos, proporciona saúde mental e corporal, onde já atendemos mais de dez escolas da rede municipal e três da rede estadual”.

Marlene Aparecida Barchi Dib, Dirigente Regional de Ensino, fala sobre o projeto – “Essa era uma necessidade e o desejo de formar uma parceria de sucesso. Grandes ideias proporcionam boas parcerias, onde muitos sonhos se tornam realidade. Na escola também aprendemos conteúdos diferenciados para levarmos para toda nossa vida e esse trabalho que estamos iniciando será um marco na vida desses alunos que irão aprender muita coisa, como interação através do convívio diário da música, das competições saudáveis, equilíbrio emocional, desenvolvimento cognitivo, convivência social e agregando mais saberes à sua vida e poderão interagir e também saber mais do trabalho que o Tiro de Guerra realiza” complementa.

A Diretora da Escola, Rita de Cássia Emília de Oliveira, disse estar muito feliz com a nova parceria. “Enquanto comunidade, expresso em nome dos alunos que a parceria é de grande importância na Escola, pois alguns já estavam inseridos nos projetos oferecidos pela Secretaria de Cultura, mas agora com a parceria dentro da unidade escolar, com pais e alunos envolvidos e que gostam de Coral, música e fanfarra e estendido ao Tiro de Guerra, com condução dos instrumentos de sopro, enriquece mais ainda esse belo projeto”.

Charlote Louise Varella Rodrigues Zimmerman (PCNP – Arte) relata: “O trabalho profissional dos Professores da Cultura e demais parceiros irá agregar muito aprendizado para nossas crianças e a partir dessa parceria, outras escolas também poderão colher os frutos, bem como toda a comunidade”.

Para o Subtenente, Jeferson Barbosa Teixeira, Chefe da Instrução TG –02-046 “esse projeto servirá também para a comunidade conhecer o TG e queremos que o conhecimento seja mútuo, com essa parceria do município com o Estado. Também vale salientar o esforço do vereador Rogério que fez a ponte entre os poderes para que o Projeto fosse concretizado. Agradeço e parabenizo a todos”.

O vereador Rogério Nascimento conclui: “Estou emocionado e feliz! Tive a oportunidade que muitos não tiveram e conto sempre minha história para os alunos com muita emoção e alegria dizendo que a música está em minha vida. E como vereador, resolvi contribuir com a sociedade, agregando cultura e música em seu dia a dia e com a parceria e essa união do TG, poderes Executivo e Legislativo e Dirigente Estadual, tenho convicção que tudo irá beneficiar nossas crianças e adolescentes, através da cultura”.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/CULTURA