MEIO AMBIENTE EM MOVIMENTO: Prefeitura realiza 'Caminhada pela Limpeza e promove atividades no Parque Buracão’

Evento foi alusivo ao ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’ e contou com a participação de milhares de pessoas

• 06/06/2022 - 20:21 | Atualizado em 06/06/2022 - 21:10

Foto: @mundozinhos

A Prefeitura de Assis realizou no domingo, dia 04, diversas atividades referentes à preservação do meio ambiente.

Às 8h30 da manhã ocorreu a 1ª Caminhada Todos pela Limpeza, que se iniciou no final da Avenida Pascoal Santilli, percorreu a Rua André Perine e encerrou no Parque Buracão, que recebeu um grande público para acompanhar as atividades que foram realizadas pelas Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Saúde, Cultura e Esportes.

Na caminhada foram recolhidas garrafas, potes, fraldas de criança, materiais descartáveis, pedaços de madeira, armários, colchonetes, diversas tampas de garrafas, bitucas de cigarro entre materiais inservíveis, que estavam com acúmulo de água.

Foi realizada também a varrição do excesso de folhas que caem durante o outono que podem entupir os bueiros.

“Infelizmente encontramos até recipientes com água e larvas, que provavelmente eram do mosquito transmissor da Dengue. E minutos depois que nós passamos realizando a caminhada de conscientização, nossa equipe verificou que já tinham colocado lixo no canteiro central da Avenida Paschoal Santilli” lamentou o prefeito José Fernandes, que participou ativamente da caminhada.

Ele ressaltou ainda a diferença de precipitação pluviométrica no decorrer dos anos. “Precisamos de ações que movam a sociedade, desde pequenos a se preocupar mais com o meio ambiente, preservar a natureza do nosso país! Parabéns a todos os envolvidos, a todas as secretarias pelo trabalho feito com grande empenho, é uma data que precisa ser comemorada e estudada sempre”.

No interior do Parque Buracão, as equipes de escoteiros de Assis efetuaram a limpeza e encontraram muito descarte de recicláveis que poderiam ser reaproveitados, mas foram jogados na grama, na calçada e arrastados, poluindo e sujando a nascente.

"Agradecemos a presença e colaboração de todos que se empenhou para esse dia acontecer, o desafio foi lançado e muitas pessoas abraçaram a ideia! A palavra abraço tem vários significados; gratidão, amor, consolo, força, união. Pudemos nos unir para dar um abraço simbólico em torno do Parque Buracão. Foi o primeiro de muitos que virão, e acredito que cada vez mais pessoas abraçarão a causa e pequenas ações causarão grandes mudanças" destacou Ana Paula Marques secretária da pasta de Agricultura e meio Ambiente.

Durante a realização das atividades no Parque Buração foram apresentados para a população os trabalhos realizados em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, que foram: a troca da Caixa da Natureza, Trilha Guiada no Ecolago, e o Mascote Assis Mais Limpa.

Para a escolha do mascote ‘Assis mais Limpa’, estão concorrendo 3 finalistas, com votação que esta sendo realizada através do Facebook ‘Cidade de Assis’. A votação segue até esta terça- feira, dia 7, e todos estão convidados a participar.

As escolas e os alunos que estão concorrendo são:

Ana Beatriz Melo de Souza dos Santos, 5º ano A (EMEIF João Leão de Carvalho);

Isabela Harada Fraga dos Santos, 5º ano B (EMEIF Firmino Leandro);

Rafaela Mille, 5º ano A (EMEF Lucas Thomas Menk).

Demais alunos que foram premiados:

Agatha Yasmin Santos, 5º ano A (EMEIF Henrique Zollner Neto);

Alice Castro Ferreira, 4° ano B (EMEIF Prof.ª Maria José Silva Valverde);

Bianca Lima de Oliveira, 4° ano B (EMEIF Alides Celeste Carpentieri);

Gustavo Henrique de Oliveira Neves, 5 ano B (EMEF Darcy Ribeiro);

Maria Fernanda Desanti, 4º ano A (EMEF Maria Clélia de Oliveira Vallim);

Mariane Senhorinha, 5º ano C (EMEIF Prof.ª Coraly Júlia Gonçalves Carneiro);

Pedro Gomes Rodrigues, 4º ano B (EMEIF Prof.ª Maria Amélia de Castro Burali).

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.