ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

I Festival de Capoeira ‘Acompanhado é bem melhor’ é realizado com sucesso em Assis

Evento ocorreu nesse domingo, 19 de junho no Parque Ecológico “João Domingos Coelho”, o Parque Buracão


  • 20/06/2022 - 10:54 | Atualizado em 20/06/2022 - 12:54

Foto: Departamento de Comunicação

Evento contou com a participação de vários grupos de capoeira de Assis

A Prefeitura de Assis através da Secretaria de Cultura realizou o I Festival de Capoeira de Assis ‘Acompanhado é bem melhor’, com a apresentação de diferentes modalidades da capoeira do município, com seus representantes, professores e alunos.

O prefeito José Fernandes esteve presente na abertura do festival e destacou a importância desse evento de cultura popular e todos os benefícios que a capoeira possibilita aos seus praticantes.

O secretário de Cultura, Emerson Gonçalves relatou que a capoeira agrega esporte, luta, cultura, história e educação numa única vertente, com amplo potencial social de transformação na vida das pessoas, trazendo equilíbrio mental e corporal para quem ingressa nesse universo.

O evento ocorreu pela manhã com oficinas, apresentações com o grupo de percussão e uma grande roda com todos os participantes e praticantes de capoeira.  

Durante a tarde foram realizadas novas oficinas, capoterapia, nayambimg, rodas de lutas e finalizando com rodas de samba.

Diversos professores e convidados falaram sobre a importância do encontro ocorrido e suas histórias de vida e experiências na capoeira, que uniu as diferentes vertentes numa única roda, mantendo o espírito de respeito e equilíbrio durante as lutas ocorridas entre os diversos participantes. 

O momento especial que emocionou os presentes no evento foi quando uma aluna de capoterapia, com 81 anos de idade, testemunhou sobre a mudança total que a capoeira trouxe para sua vida, livrando-a da depressão e de diversos problemas físicos, trazendo alegria e possibilitando fazer novas amizades. Também um aluno adolescente expressou que a capoeira faz parte de sua vida e mudou tudo para melhor. 

Emerson Gonçalves agradece os professores, alunos e todos que estiveram diretamente e indiretamente envolvidos para o sucesso do evento. A população que prestigiou e os vários praticantes de capoeira de outras regiões vieram ao festival e se surpreenderam com o nível das apresentações. 

 “A previsão é que no próximo ano o encontro seja de âmbito regional, fortificando ainda mais a capoeira na região e interior do estado” finaliza o secretário de Cultura.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta