SAÚDE EM MOVIMENTO: Laboratórios têm falta de matéria-prima e Brasil já sente efeito com falta de medicamentos

• 29/06/2022 - 11:18 | Atualizado em 04/07/2022 - 09:29

A pandemia trouxe inúmeros prejuízos para a humanidade, fora os problemas óbvios de saúde coletiva, também enfrentamos uma crise pela falta de remédios em geral no Brasil, muito pela falta de matéria-prima nos laboratórios. Em Assis já faltam medicamentos específicos como antibióticos, soro fisiológico e para tratamento de síndromes gripais.

A cidade oferece todos os medicamentos preconizados da relação municipal oferecida pelo SUS. Atualmente há a oferta de 85,1% dos medicamentos oferecidos nas farmácias dispensadoras. A falta de algum remédio se dá por motivos como: licitação fracassada; nenhum fornecedor ofertar; atraso justificado na entrega; dificuldade do fornecedor com a logística; e principalmente com a falta de matéria prima do laboratório fabricante, motivo pelo qual tem sido a principal reclamação, e que também levou ao aumento de preços pela alta demanda e baixa oferta.

Com a pandemia e a recente explosão de casos de síndromes gripais, os remédios sumiram das prateleiras, e até as grandes redes de drogarias comerciais sofrem com a falta dos mesmos.

“Buscamos ofertar para nossa população todos os medicamentos da relação municipal, porém são acontecimentos que fogem totalmente do nosso controle. É uma crise nacional. Estamos diariamente atentos a todas as movimentações para tentar minimizar esse problema e não deixar nossos munícipes sem seu tratamento”, conclui a secretária da Saúde, Cristiani Silvério.