CULTURA EM MOVIMENTO: Escritor assisense lança livro sobre a Casa de Taipa-Museu de Assis

Para comemorar os 117 anos do aniversário da cidade de Assis, o escritor e historiador Luiz Carlos de Barros lançou na noite de terça-feira, dia 28, o livro “Casa de Taipa-Museu de Assis”

• 04/07/2022 - 11:36 | Atualizado em 04/07/2022 - 11:50

A Casa de Taipa, denominada “José de Freitas Garcez” e Anexo “José Giorgi” foi palco do lançamento do livro, ‘Casa de Taipa-Museu de Assis’, e contou com a presença do prefeito, José Fernandes, do vice, Aref Sabeh, da diretora da Casa da Menina “São Francisco de Assis”, Ângela Canassa, dos secretários da Cultura, Emerson Carlos Gonçalves, da Saúde, Cristiani Silvério, da Educação, Dulce de Andrade Araújo, da Agricultura e Meio Ambiente, Ana Paula Marques, da Assistência Social, Vanessa Eugênio, Fábio Nossack, de Planejamento, Obras e Serviços, entre outras autoridades de Assis e região, artistas locais, além de diversos convidados.

Autor de diversas obras históricas de Assis e região, Barros nesse trabalho, conta um pouco do início da fundação de Assis, desde o desbravamento do “Sertão do Paranapanema”, em meados do século XIX, destacando a história da “Casa de Taipa” até os dias atuais.

O livro fala ainda sobre a família Garcez destacando monsenhor Floriano de Oliveira Garcez, doador da residência “Casa de Taipa”, para a constituição do Museu de Assis e da Sra. Lina Giorgi Leuzzi, grande benfeitora na área cultural de Assis, onde fez a doação de terreno para aumento da área do Museu de Assis, oferecendo recursos financeiros par a construção do Anexo “José Giorgi”, com a doação de móveis e utensílios históricos. Monsenhor Floriano e Dona Lina Gina possuem seus nomes em salas nas dependências da Casa de Taipa, em projeto de Lei aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Assis e sancionado pelo Prefeito José Fernandes.

O historiador destacou a excelente qualidade de impressão e acabamento do livro feito pela Conosco – Gráfica e Editora de Assis e agradeceu o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Assis no trabalho, assim como a presença de todos que compareceram para prestigiar o evento.

Luiz Barros informou que o livro pode ser encontrado na Biblioteca Municipal “Nina Silva”, localizada no Centro Cultural “Dona Pimpa”, sendo que ainda será disponibilizado em plataforma digital da internet, nos sites: br.pinterest.com  e pt.calameo.com/livros, além do site da Secretaria da Cultura: cultura.assis.sp.gov.br

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA