ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

CULTURA EM MOVIMENTO: Assis recebe o espetáculo “Opera de Ruggero Leoncavallo”-Pagliacci

O Evento será no Teatro Municipal “Padre Enzo Ticinelli”, dia 23 de julho, a partir das 19h, com entrada gratuita


  • 13/07/2022 - 20:21

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Assis, por meio da Secretaria de Cultura recebe ópera completa em italiano, com legendas em português “Opera de Ruggero Leoncavallo”-Pagliacci, com elenco artístico composto por 12 (doze) cantores líricos no palco, pianista, cenários e figurino. 

A ópera será apresentada no dia 23 de julho às 19h, no Teatro Municipal, com entrada gratuita. 

A turnê, “A Caminho do Interior 2022” passará por Assis e outros municípios da região, é realizada pelo Instituto Italiano di Cultura e Consulado Geral da Itália em São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura de Assis. 

“Trata-se de uma obra de altíssimo nível, com música ao vivo e teatro simultaneamente (teatro feito de música), que promete agradar o público presente” relata o secretário de Cultura, Emerson Gonçalves.

Os ingressos são limitados e gratuitos, e podem ser retirados no próprio Teatro Municipal, localizado na Rua Floriano Peixoto, 747, centro, ao lado da Igreja Catedral, das 9h às 11h e das 13h às 17h, sendo permitida a retirada de até (dois) ingressos por pessoa, mediante apresentação de CPF ou RG.


Resumo da ópera:


Ópera trágica em dois atos de Ruggero Leoncavallo (1858-1919)

 A ação se passa em uma praça na região da Calábria. Pagliacci - A ópera tem um prólogo (Si può?) quando um ator vem alertar o público: o que eles vão ver não será uma série de palhaçadas e sim coisas da própria vida. Mas não se assustem: eles apenas fingem o verdadeiro.

 A trama começa quando uma companhia de circo chega a uma aldeia e o Palhaço principal anuncia o espetáculo, do qual sua mulher é a estrela. Adverte que na peça ela pode ser cortejada, mas na vida real a coisa seria diferente. Acontece que ela tem como amante um aldeão do lugar. Os dois se encontram e combinam de fugir naquela noite, mas são descobertos pelo marido. Vendo-se traído, ele entra em desespero e jura vingar-se (Vesti la giubba). 

Durante a representação, o Palhaço começa a confundir a comédia com a vida real e se descontrola passando do fingimento à realidade: ele mata a mulher e, em seguida, o amante, que veio socorrê-la. Depois anuncia ao horrorizado público: “A comédia acabou!”

Local: Teatro Municipal Pe Enzo Ticinelli

Dia: 23 de julho (sábado)

Horário: 19h00

Entrada gratuita e ingressos limitados.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta