ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Prefeitura inicia entrega de ecopontos nas escolas da Rede Municipal de Ensino e nas Unidades de Saúde

Serão 32 escolas atendidas pela ação, que visa promover o aproveitamento dos materiais que seriam descartados no lixo comum e estimular a destinação adequada dos resíduos no ambiente escolar


  • 02/08/2022 - 09:32 | Atualizado em 03/08/2022 - 10:00

Foto: Departamento de Comunicação

Marcus Vinícius de Paula, biólogo e servidor da pasta de Agricultura e Meio Ambiente, em momento da entrega dos ecopontos nas escolas

Após realizar a entrega de ecopontos de coleta de pilhas e baterias nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, iniciou o fornecimento de ecopontos de coleta de esponjas de lavar louça e de materiais de escrita às escolas de ensino infantil do município. 

Serão 32 instituições atendidas pela ação, que visa promover o aproveitamento dos materiais que seriam descartados no lixo comum e estimular a destinação adequada dos resíduos, no ambiente escolar. 

“Crianças são agentes de mudança na sociedade. Quando uma criança aprende sobre a importância de realizar a separação do lixo comum e dos materiais passíveis de reaproveitamento, elas mobilizam e estimulam de forma incisiva seus pais e demais membros da família, para que todos repensem seus hábitos e comecem a executar a separação e destinação correta dos resíduos” enfatiza, Marcus Vinícius de Paula, biólogo e servidor da pasta de Agricultura e Meio Ambiente.

Além dos ecopontos de esponjas e materiais de escrita, a Secretaria pretende realizar a entrega de ecopontos de coleta de cápsulas de café, pilhas e baterias, à Rede Municipal de Ensino. 

Todo o material coletado será enviado à TerraCycle, empresa que executa a logística reversa de diversos materiais em parceria com grandes marcas, tais como Scotch-Brite e 3M.

 Para mais informações sobre o programa de logística reversa da TerraCycle, acesse www.terracycle.com.br.
 
De acordo com a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Ana Paula Marques, o descarte desses materiais é muito frequente, e eles são passiveis de reaproveitamento, cabe à população separar e retornar para os fabricantes.

“O Programa Social ‘Terra Cycle’ custeia todo o envio e converte os pontos em ajuda financeira para entidades sociais além de ajudar o meio ambiente. Inicialmente colocamos os Ecopontos nas escolas para recolhimento dos materiais descartados internamente, e futuramente ampliaremos nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família e nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), para que a população possa ter um local mais próximo de sua casa para realizar o descarte correto e ajudar uma entidade social” comenta, Ana Paula.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta