Prefeitura inicia entrega de ecopontos nas escolas da Rede Municipal de Ensino e nas Unidades de Saúde

Serão 32 escolas atendidas pela ação, que visa promover o aproveitamento dos materiais que seriam descartados no lixo comum e estimular a destinação adequada dos resíduos no ambiente escolar

• 02/08/2022 - 09:32 | Atualizado em 03/08/2022 - 10:00

Marcus Vinícius de Paula, biólogo e servidor da pasta de Agricultura e Meio Ambiente, em momento da entrega dos ecopontos nas escolas

Após realizar a entrega de ecopontos de coleta de pilhas e baterias nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, iniciou o fornecimento de ecopontos de coleta de esponjas de lavar louça e de materiais de escrita às escolas de ensino infantil do município.

Serão 32 instituições atendidas pela ação, que visa promover o aproveitamento dos materiais que seriam descartados no lixo comum e estimular a destinação adequada dos resíduos, no ambiente escolar.

“Crianças são agentes de mudança na sociedade. Quando uma criança aprende sobre a importância de realizar a separação do lixo comum e dos materiais passíveis de reaproveitamento, elas mobilizam e estimulam de forma incisiva seus pais e demais membros da família, para que todos repensem seus hábitos e comecem a executar a separação e destinação correta dos resíduos” enfatiza, Marcus Vinícius de Paula, biólogo e servidor da pasta de Agricultura e Meio Ambiente.

Além dos ecopontos de esponjas e materiais de escrita, a Secretaria pretende realizar a entrega de ecopontos de coleta de cápsulas de café, pilhas e baterias, à Rede Municipal de Ensino.

Todo o material coletado será enviado à TerraCycle, empresa que executa a logística reversa de diversos materiais em parceria com grandes marcas, tais como Scotch-Brite e 3M.

Para mais informações sobre o programa de logística reversa da TerraCycle, acesse www.terracycle.com.br.

De acordo com a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Ana Paula Marques, o descarte desses materiais é muito frequente, e eles são passiveis de reaproveitamento, cabe à população separar e retornar para os fabricantes.

“O Programa Social ‘Terra Cycle’ custeia todo o envio e converte os pontos em ajuda financeira para entidades sociais além de ajudar o meio ambiente. Inicialmente colocamos os Ecopontos nas escolas para recolhimento dos materiais descartados internamente, e futuramente ampliaremos nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família e nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), para que a população possa ter um local mais próximo de sua casa para realizar o descarte correto e ajudar uma entidade social” comenta, Ana Paula.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.