Lixo hospitalar é descartado de forma irregular em Assis

Foram encontrados caixa de seringas, agulhas e demais materiais perfurocortantes que poderiam colocar em risco a saúde e integridade física dos coletores e população, provavelmente descartada por clínica de maneira totalmente errada

• 03/08/2022 - 15:50 | Atualizado em 04/08/2022 - 11:14

Durante a semana, os coletores de lixo domiciliar se depararam com duas situações que revelam o descaso de alguns munícipes e clínicas em relação ao descarte adequado dos resíduos.

A primeira situação ocorreu na rua Dr. Geraldo Nogueira Leite, nas proximidades do Parque Dilson Luiz Rosseto (Parque da Juventude), onde o lixo foi disponibilizado fora do horário e acondicionado de forma incorreta, não respeitando as limitações da lixeira existente.

A segunda situação ocorreu no cruzamento entre as ruas Dr. Chicão Teixeira e João Ramalho, onde os servidores se depararam com uma caixa tipo Descarpack repleta de seringas, agulhas e demais materiais perfurocortantes que poderiam colocar em risco a saúde e integridade física, dos coletores e população, provavelmente descartada por alguma clínica de maneira totalmente errada.

A Secretaria de Agricultura e Meio ambiente enfatiza que a responsabilidade da execução de um descarte ambientalmente correto dos resíduos gerados pelos estabelecimentos que oferecem serviços de saúde (estética humana, bem-estar animal entre outros) é do próprio gerador, que deve contratar uma empresa licenciada e habilitada para a execução da destinação final adequada dos mesmos.

Já em relação ao descarte do lixo doméstico, é importante realizar a separação do lixo orgânico/rejeito dos materiais passíveis de reciclagem, bem como o respeito aos horários de coleta, visto que Assis é um dos poucos municípios do Brasil que a coleta de lixo domiciliar é realizada de segunda a sábado em todos os bairros.

O acondicionamento do lixo deve ser realizado em sacos pretos resistentes ou em sacolas plásticas duplamente reforçadas, em uma quantidade que permita o fechamento total do conteúdo acondicionado.

Seguindo tais orientações, o cidadão respeitará o trabalho e a integridade do coletor, figura fundamental para a manutenção da limpeza do município e do bem-estar da sociedade.

Se você verificar alguma situação de descarte incorreto de lixo doméstico e de demais resíduos, denuncie no ZAP da PREFEITURA no número 18 3302-3300.

Assis, Cidade em Movimento.

Lixo hospitar foi descartado de forma irregular em lixeira comum

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.