ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

CULTURA EM MOVIMENTO: Projeto ‘Cultura de Rua’ será iniciado nesta semana em Assis

Os recursos para a realização do projeto são oriundos do edital de fomento voltado para a Arte Urbana, por meio do “Juntos pela Cultura”, na plataforma do Amigos da Arte – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, no valor de 25 mil reais


  • 13/09/2022 - 15:15 | Atualizado em 13/09/2022 - 15:16

Foto: Departamento de Comunicação

 A Prefeitura de Assis, por meio da Secretaria de Cultura do Município foi contemplada com o projeto “Cultura de Rua” através do edital de fomento voltado para a Arte Urbana, por meio do “Juntos pela Cultura”, na plataforma do Amigos da Arte – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

O projeto “Cultura de Rua” trata-se da elaboração e confecção de pintura no mural localizado na praça “Walter Mansolelli”, nos muros da Escola Municipal de Música e Barracão das Artes, aproximadamente 71 metros lineares.

Esta ação consiste em reunir os diversos seguimentos, muralistas, grafiteiros, artistas visuais, designers, Urban/street artists e tatuadores, para troca e convívio na área das artes, propondo fortalecer a cena artística local, como um legado urbanístico e social.

O início está programado entre os dias 15, 16 e 17, e no dia 18 de setembro está programado um evento, às 16h, com DJs e outras atrações.

A Secretaria Municipal de Cultura, está organizando a logística e custeio dos materiais necessários para esta ação, tais como: tintas, pincéis, serviços de preparação de fundo do muro, entre outros.

Os recursos advindos desse edital somam R$ 25.000,00, para custear o trabalho dos artistas e grafiteiros, mediante articulação diretamente com o “Amigos da Cultura” – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. 

Confira os artistas que estão participando do projeto “Cultura de Rua” 

@charlos_carles
Artista curador independente. Atua desde 2009, participando, desenvolvendo e/ou realizando diversos projetos e exposições de conteúdo coorporativo, histórico e/ou artístico, em Florianópolis-SC e no oeste do estado de São Paulo. Cursou Artes Visuais na UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina e é graduando em Museologia pela Sociedade de Estudos Leonardo da Vinci. Destacam-se, entre seus trabalhos, a confecção de diversos murais em parceria com a Unijovem (ONG gerida pela cooperativa de médicos UNIMED, na cidade de Marília-SP), prefeituras e outras instituições.

@kleberlopes_arte
Artista Plástico e grafiteiro desde 2007. Formado em Educação Artística pela FIO – Faculdade Integrada de Ourinhos, SP. Participa de exposições nacionais e internacionais. Sua principal inspiração são os personagens e as histórias em quadrinhos.

@raffamedeiros
Artista plástica, graduanda em Artes Visuais pela UEM – Universidade Estadual de Maringá, PR. Desenvolve sua linguagem artística desde 2020, como estudante do ateliê Nati Saés, localizado em Assis-SP.

@nati_saez_atelie
Artista Plástica, natural de São Paulo. Formada em Ilustração pela Escola Panamericana de Arte e em Filosofia pela USP – Universidade de São Paulo, dedica-se exclusivamente à pintura desde 2016. Como artista convidada, participa de várias exposições coletivas, nacionais e internacionais. Suas obras são comercializadas no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra e França. Possui um ateliê em Assis-SP, onde articula e movimenta a vida cultural do município, e dá aulas de desenho e pintura. Em sua composição busca a harmonia de formas desenhadas irregularmente, tendo como inspiração a paixão pela arte e arquitetura islâmica, e, também, o abstrato e o figurativo.

@tramittattoo
Grafiteiro há 17 anos, entende à arte como instrumento de superação. Cria seus trabalhos a partir de cores e formas, mediante suas representações, que buscam oferecer ao mundo mais cores. É também músico e tatuador.

@binhograffiti018
Grafiteiro e artista muralista há mais de 15 anos no município de Assis-SP. Participa da cultura Hip Hop como integrante do grupo Crewatividade, na cidade de Ourinhos – SP. Já realizou diversos trabalhos em parceria com instituições e prefeituras da região do vale do Paranapanema.

@andrebrasil_tatto
Artista local. Grafiteiro há mais de 10 anos. É também tatuador e dançarino (breaking). Atuante na cultura Hip Hop como integrante do grupo 3S CREW, na cidade de Assis-SP. Já participou de diversos eventos e confecção de murais de grafite no município de Assis-SP. Sua principal técnica é a tipografia, com estilos e traços singulares.

@hetoricazari
Grafiteiro atuante na cultura Hip Hop, no município de Assis-SP, já desenvolveu diversos projetos de mural de grafite. Sua principal atuação é como instrutor de Hip Hop Dance, do grupo “Body Hits”. Sua criação artística é quase sempre questionadora, com inspiração em personagens de cinema.

@airasharon
Desde 2020 vem se dedicando à arte, inicialmente seus estudos estiveram voltados à pintura sobre tela. Dentre suas principais habilidades destacam-se a realização de pinturas em murais com a técnica do grafite e a customização de objetos, roupas e bolsas.

@riscadobrito
Diretor de criação com experiência de 25 anos em agências de publicidade. Ilustrador, formado em Design gráfico pela Escola Panamericana de Artes, em São Paulo. Possui bacharelado em Publicidade e especialização em Fotografia pela Fema – Assis/SP e Artes Visuais, pelo Senac – RJ. Seus trabalhos têm inspiração no Pop Arte, mediante formas variadas, contornos e cores chapadas. 

@rodrigo_mf
Artista plástico e grafiteiro no município de Assis-SP. Já participou de diversas exposições e ações voltadas para o Urban Art. Possui um espaço cultural onde divulga os trabalhos de artistas emergentes. Sua principal linguagem artística se dá a partir da variação das diversas formas que se relacionam com o seu persona.

Mural de grafite que será confeccionado:

Elaborado a partir de técnica mista entre o muralismo e grafite ou “Urban Art“, e com o tema: Música; o projeto “Cultura de Rua” busca dar ênfase em um dos temas mais recorrentes no campo das artes, por se tratar de uma das modalidades artísticas que expressa diversas sensações humanas. Neste pretexto serão organizados os projetos, inicialmente, por meio de trabalhos realizados individualmente e posteriormente interagindo entre si, com o propósito de fortalecer a cena artística local, como um legado artístico, urbanístico e social.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta