EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: Assis realiza ações voltadas para recomposição da aprendizagem dos alunos da rede municipal

Professores, gestores, coordenadores, orientados pelas equipes pedagógicas fazem uso de ferramentas tecnológicas para a recomposição da aprendizagem dos alunos

• 14/09/2022 - 15:17 | Atualizado em 14/09/2022 - 15:36

A Prefeitura de Assis, por meio da Secretaria Municipal da Educação realiza desde o final de 2021, ações voltadas para recomposição da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental, Anos Iniciais.

Para subsidiar esse trabalho são realizadas as diferentes Avaliações Diagnósticas; o Plano de Adequação Curricular para 2022 (PAC); o Sistema de Gestão com inserção dos dados das avaliações no sistema informatizado, devolutiva dos resultados das avaliações de rede e detalhamento para as escolas propondo elaboração de planos de trabalho para as demandas.

Com a análise dos resultados das avaliações são organizados as formações dos técnicos, coordenadores pedagógicos e professores, bem como o Plano de acompanhamento das ações pelos técnicos da SME e a supervisão de Ensino.

A Secretária Municipal da Educação, professora Dulce de Andrade Araújo ressalta que ações têm por objetivo promover a melhoria e o aprofundamento das aprendizagens dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Assis e promover a adequação curricular, constituindo as possibilidades educacionais de atuar frente as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

“As situações de aprendizagens estão cada vez mais diversificadas, favorecendo o gosto por aprender e o desenvolvimento dos estudantes, isso devido às formações para reorganizar as práticas pedagógicas das escolas em relação à concepção de ensino e de aprendizagem, otimizando diferentes espaços, materiais, tempos e agrupamentos de alunos" explica Dulce.

Um dos suportes para essas práticas são os equipamentos tecnológicos disponibilizados como; lousas digitais e computadores, nos espaços escolares para uso nas aulas.

Para isso a Secretaria Municipal da Educação tem parceria com os programas do MEC, Secretaria da Educação do Estado de SP.

A secretária destaca também, o apoio do prefeito José Fernandes, junto às ações da Secretaria da Educação, com os investimentos materiais, estruturais, recursos humanos e formação continuada dando condições para que o trabalho seja cada vez mais aperfeiçoado.

Dulce reforça a importância do apoio dos Conselhos Municipais que fiscalizam as aplicações dos recursos da Educação, e emitem pareceres e acompanham presencialmente a rotina das escolas, e a Câmara Municipal de Vereadores, que após análises criteriosas aprovam os projetos do Executivo para o desenvolvimento da Educação no município.

A secretária finaliza agradecendo e parabenizando as equipes pedagógicas da rede municipal, professores, alunos e a comunidade, que estão cada dia mais empenhados para que as ações pedagógicas tenham êxito.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.