SETEMBRO VERDE E AMARELO: Assis promove ações de conscientização para marcar o mês de prevenção ao suicídio e a luta pela inclusão Social

Uma das programações é a Oficina de “Gestão da Emoção”, que será realizada pela Juíza Mônica Tucunduva Spera Manfio, no dia 19 de setembro, direcionada aos servidores

• 15/09/2022 - 08:50

A Prefeitura de Assis por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social está desenvolvendo diversas ações voltadas à prevenção ao suicídio.

Vanessa Eugênio, secretária da pasta explica que o suicídio é um assunto extremamente delicado e ainda tratado como tabu por muitas pessoas, mas o fato é que ele significa a perda de muitas vidas todos os anos. “Por conta da necessidade da discussão do assunto e da prevenção de mortes, acontece em todo o Brasil a campanha Setembro Amarelo – mês em que está inserido o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro). A campanha foi criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM)”.

Em Assis, uma das programações é a oficina de “Gestão da Emoção”, que será realizada pela Juíza Mônica Tucunduva Spera Manfio, no dia 19 de setembro, direcionada aos servidores das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Assistência Social, Cultura, Esportes, Desenvolvimento Econômico e Turismo, além dos departamentos de Tecnologia, Trânsito e o Fundo Social de Solidariedade.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Vanessa Eugênio comenta que setembro também é considerado “Verde e Amarelo”, que além de destacar a prevenção ao suicídio, também é lembrado como o mês de luta pela inclusão Social.
“Sua vida tem valor, você é único e não está sozinho em suas batalhas.

As pessoas portadoras de deficiência também merecem respeito e viver dignamente, desta forma tem o direito de serem inseridas na sociedade. Todo ato de discriminação e preconceito é injustificável e precisa ser combatido. A Secretaria da Assistência Social tem trabalhado incansavelmente em prol dos vulneráveis e no mês de setembro várias ações estão sendo realizadas nos equipamentos abrangendo as famílias assistidas pela secretaria” destaca Vanessa Eugênio.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.