SETEMBRO VERDE: Assistência Social realiza visitas em entidades dedicadas as Pessoas com Deficiência

As visitas foram realizadas na última quarta-feira, 21 de setembro que celebra o 'Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência'

• 23/09/2022 - 10:14 | Atualizado em 23/09/2022 - 10:17

A Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência realizou na última quarta-feira, dia 21 de setembro, visitas nas OSC - Organização da Sociedade Civil, sendo elas o SER - Serviço Especial de Reabilitação, APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Associação Beneficente – SIM.

De acordo com a secretária da pasta, Vanessa Eugênio, a data é de extrema importância para dar visibilidade a luta desta parcela da população, que sempre esteve longe dos espaços de fala e decisão. Seja por preconceito, discriminação ou estigma.

“Nessa data tão importante estive acompanhada dos demais coordenadores da Assistência Social, visitando as OSC - Organização da Sociedade Civil, sendo elas o SER - Serviço Especial de Reabilitação, APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Associação Beneficente – SIM. Estar nesses locais com a coordenação foi extremamente importante, pois o acompanhamento de perto das atividades proporcionadas aos usuários trouxe alegria e conhecimento a toda equipe” comenta Vanessa.

Ela ainda destacou a importância das Organizações para o município, pois oferecem um atendimento de extrema necessidade para as pessoas deficientes.

“É válido informar que são consideradas pessoas deficientes, aquelas que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. A Lei 13.146/2015 traz dispositivos para assegurar e promover, igualdade de condições com as demais pessoas” explica a secretária.

O dia 21 de setembro foi instituído como o ‘Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência’ através da Lei 11.133/2005, surgindo como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.