PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: Prefeitura realiza a antropometria (medicação de peso e altura - IMC) dos alunos da rede municipal de ensino

Objetivo é verificar o peso das crianças, as alterações de sobrepeso ou desnutrição e encaminhar os alunos para o acompanhamento de saúde, além de articular ações entre as equipes da saúde e da escola, sobre alimentação saudável e o combate ao sedentarismo

• 28/09/2022 - 15:14

A Prefeitura de Assis por meio das secretarias de Saúde e Educação está realizando a antropometria (medição de peso e altura- IMC), além de verificar a caderneta de vacinação das crianças de 0 a 10 anos da rede municipal da educação, cumprindo com uma das ações do Programa Saúde na Escola.

A pesagem está sendo realizada nas unidades escolares por agentes comunitárias de saúde, enfermeiros, nutricionistas e profissionais de educação física do serviço de saúde da atenção básica.

O objetivo da ação, através do Programa Saúde na Escola, é verificar o peso das crianças, as alterações de sobrepeso ou desnutrição e encaminhar os alunos para o acompanhamento de saúde, além de articular ações entre as equipes da saúde e da escola, sobre alimentação saudável e o combate ao sedentarismo.

“Consideramos essa ação muito importante para conhecer e acompanhar a saúde das nossas crianças, principalmente neste período pós pandemia onde muitas atividades foram suspensas” comenta a secretária da Educação, Dulce de Andrade Araújo.

Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade no Brasil já atinge a cerca de 18,9 % da população. “Sabemos que a obesidade pode trazer graves consequências para a saúde das pessoas, como as doenças crônicas tipos; diabetes, pressão alta, apneia do sono, aterosclerose, trombose, varizes, distúrbios no ciclo menstrual (nos pacientes do sexo feminino), além de problemas cardiovasculares” ressalta a secretária da Saúde, Cristiani Silvério.

Essas ações já foram realizadas nas escolas Coraly Julia, Henrique Zollner, Maria Adilecta, João Leão, Nísia Mercadante e João Luiz Galvão, e até o final do semestre continuam nas outras escolas da rede municipal.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/SAÚDE.