Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e GIPA realizam capacitação preventiva

Evento ocorreu na última quinta-feira, 29, no NEC- Núcleo de Educação Continuado da Secretaria Municipal da Educação, e abordou o tema ‘Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes e Riscos Biológicos’ aos servidores da Coleta de Lixo Domiciliar

• 30/09/2022 - 14:01 | Atualizado em 03/10/2022 - 13:23

No dia 29 de setembro, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e o Grupo Integrado de Prevenção e Atenção às ISTs e DSTs (GIPA) realizaram no NEC- Núcleo de Educação Continuado da Secretaria Municipal da Educação, uma capacitação aos servidores do Departamento de Coleta de Lixo Domiciliar.

Foram abordados diversos temas com foco na prevenção de possíveis acidentes com materiais perfurocortantes, uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), e quais procedimentos os servidores devem adotar na ocorrência de possíveis intercorrências, relativas ao desenvolvimento do trabalho de coleta no município.

“Sentimos a necessidade de oferecer essa capacitação aos colaboradores, devido à incidência de situações em que o coletor, ao executar a coleta do lixo, se depara com descarte incorreto de materiais como; caco de vidro, lâminas de barbear e até mesmo agulhas e seringas usadas no lixo doméstico” explica Marcus Vinícius de Paula, biólogo e servidor da pasta de Agricultura e Meio Ambiente.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Ana Paula Marques reforça a importância de reforçar a orientação da população quanto ao descarte correto desses materiais.

“No caso de vidros quebrados, o munícipe deve acondicionar os cacos e resíduos numa caixa de leite do tipo TetraPack, ou até mesmo em potes de margarina e sorvete, devidamente tampados e sinalizados, e dispor esse material para a Coleta Seletiva, respeitando o cronograma semanal de coletas” comenta Ana Paula.

Ela explica ainda que nos casos de uso e descarte recorrente de seringas e agulhas pelo munícipe, o mesmo deve procurar a Unidade de Saúde a qual pertence, e solicitar um recipiente coletor de materiais perfurocortantes (DescarPack) ao enfermeiro responsável pela unidade, que dará as orientações necessárias sobre o fluxo de descarte.

Em caso de descarte de seringas, agulhas e demais insumos por clínicas médicas, veterinárias e odontológicas, serviços de tatuagem e centros de atendimento estético, a gestão dos resíduos é de responsabilidade do próprio estabelecimento gerador. Desta forma, deve-se contratar os serviços de uma empresa devidamente autorizada, para realizar a coleta e a disposição final dos resíduos de saúde.

Para mais informações sobre como realizar o descarte correto dos resíduos, o munícipe pode acessar o ZAP da Prefeitura através do número (18) 3302-3300 ou entrar em contato com a SEAMA através do telefone (18) 3324-3355.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.