Prefeitura promove ação em parceria com ACIA alusivo ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico

Evento tem início na próxima sexta-feira, dia 14. A data foi estabelecida em diversos países a partir de 2018, e visa promover a conscientização da população sobre o descarte correto desse tipo de resíduo

• 11/10/2022 - 14:28 | Atualizado em 11/10/2022 - 16:42

A Prefeitura de Assis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Assis realiza a partir desta sexta-feira, dia 14 de outubro, data alusiva ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico, diversas ações com o objetivo de orientar e incentivar a população a descartar corretamente esses resíduos.

De acordo com a secretária da pasta, Ana Paula Marques, a data foi estabelecida em diversos países a partir de 2018, e visa promover a conscientização da população sobre o descarte correto desse tipo de resíduo.

“Para celebrar essa data tão importante, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a ACIA, vamos a partir dessa sexta-feira um stand, no piso térreo do Assis Plaza Shopping, com a finalidade de orientar as pessoas em relação ao descarte correto dos eletrodomésticos volumosos, como; máquinas de lavar, geladeiras, freezers, fogões e televisores, e também dos componentes eletroeletrônicos; como computadores e seus anexos (monitores, estabilizadores, filtros de linha, teclados, mouses, caixas de sons e microfones), aparelhos e baterias de celulares, entre outros. Paralelo a essa ação, outras atividades serão executadas até o final do mês de outubro” explica Ana Paula.

O prefeito José Fernandes comenta que descarte incorreto do lixo eletrônico impacta a saúde pública devido aos metais pesados, gera danos ao meio ambiente através da contaminação de solos, lençóis freáticos e os organismos da fauna e da flora e, além disso, reduz o tempo de vida dos aterros sanitários.

“A proposta do 14 de outubro é conscientizar os cidadãos sobre a importância de fazer uma limpeza das suas casas e juntar todos os eletroeletrônicos, pilhas e baterias portáteis para que sejam levadas até os estabelecimentos que comercializam esses produtos, e estiverem sinalizados com o cartaz da Campanha para serem recicladas, estimulando a economia circular. Também é preciso falar com as empresas e empreendedores sobre como a logística reversa pode trazer benefícios não só para o planeta como também para a economia” finaliza o prefeito.

Na certeza de um massivo interesse por parte da população em promover o descarte correto desses resíduos, a SEAMA, e a ACIA informam que a partir de segunda-feira, dia 17, os principais estabelecimentos que comercializam eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que estiverem sinalizados com o cartaz da Campanha atuarão como ecopontos de recolhimento destes materiais.

Para mais informações de como proceder nos casos de descartes de eletrodomésticos volumosos e demais materiais eletroeletrônicos, entre em contato com a SEAMA através do telefone 18 3324-3355 ou pelo ZAP da Prefeitura através do número 18 3302-3300.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.