ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Prefeitura promove ação em parceria com ACIA alusivo ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico

Evento tem início na próxima sexta-feira, dia 14. A data foi estabelecida em diversos países a partir de 2018, e visa promover a conscientização da população sobre o descarte correto desse tipo de resíduo


  • 11/10/2022 - 14:28 | Atualizado em 11/10/2022 - 16:42

Foto: Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Assis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Assis realiza a partir desta sexta-feira, dia 14 de outubro, data alusiva ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico, diversas ações com o objetivo de orientar e incentivar a população a descartar corretamente esses resíduos.

De acordo com a secretária da pasta, Ana Paula Marques, a data foi estabelecida em diversos países a partir de 2018, e visa promover a conscientização da população sobre o descarte correto desse tipo de resíduo.

“Para celebrar essa data tão importante, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a ACIA, vamos a partir dessa sexta-feira um stand, no piso térreo do Assis Plaza Shopping, com a finalidade de orientar as pessoas em relação ao descarte correto dos eletrodomésticos volumosos, como; máquinas de lavar, geladeiras, freezers, fogões e televisores, e também dos componentes eletroeletrônicos; como computadores e seus anexos (monitores, estabilizadores, filtros de linha, teclados, mouses, caixas de sons e microfones), aparelhos e baterias de celulares, entre outros. Paralelo a essa ação, outras atividades serão executadas até o final do mês de outubro” explica Ana Paula.

O prefeito José Fernandes comenta que descarte incorreto do lixo eletrônico impacta a saúde pública devido aos metais pesados, gera danos ao meio ambiente através da contaminação de solos, lençóis freáticos e os organismos da fauna e da flora e, além disso, reduz o tempo de vida dos aterros sanitários.

“A proposta do 14 de outubro é conscientizar os cidadãos sobre a importância de fazer uma limpeza das suas casas e juntar todos os eletroeletrônicos, pilhas e baterias portáteis para que sejam levadas até os estabelecimentos que comercializam esses produtos, e estiverem sinalizados com o cartaz da Campanha para serem recicladas, estimulando a economia circular. Também é preciso falar com as empresas e empreendedores sobre como a logística reversa pode trazer benefícios não só para o planeta como também para a economia” finaliza o prefeito.

Na certeza de um massivo interesse por parte da população em promover o descarte correto desses resíduos, a SEAMA, e a ACIA informam que a partir de segunda-feira, dia 17, os principais estabelecimentos que comercializam eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que estiverem sinalizados com o cartaz da Campanha atuarão como ecopontos de recolhimento destes materiais.

Para mais informações de como proceder nos casos de descartes de eletrodomésticos volumosos e demais materiais eletroeletrônicos, entre em contato com a SEAMA através do telefone 18 3324-3355 ou pelo ZAP da Prefeitura através do número 18 3302-3300.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta