EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: alunos da Rede Municipal de Ensino realizam atividades extracurriculares

O programa é realizado aos sábados e conta com ações pedagógicas e culturais desenvolvidas pelas Unidades Escolares, embasadas no plano de adequação curricular

• 26/10/2022 - 11:15 | Atualizado em 26/10/2022 - 13:29

Com o objetivo de diminuir os impactos no currículo e apoiando a formação integral do aluno em um contexto social, a Secretaria Municipal da Educação iniciou no mês de setembro, o programa de ‘Atividades Extracurriculares’ desenvolvidos aos sábados.

O programa conta com ações pedagógicas e culturais desenvolvidas pelas Unidades Escolares, embasadas no plano de adequação curricular.

A secretária da Educação, Dulce de Andrade Araújo comenta que as escolas se mobilizaram para organizar rotinas práticas para este momento, visando o protagonismo do aluno e suas percepções sobre conceitos dos componentes curriculares.

“É importante ressaltar que as propostas possuem abordagens diferenciadas de ensino, possibilitando metodologias diversas para assimilação do conhecimento. Inseridas neste contexto as Unidades Escolares planejaram jogos matemáticos, oficinas de produção de textos, feiras de ciências, experiências e vivências no meio ambiente, jogos interclasse. Esse movimento garante a motivação dos nossos estudantes e sua participação nas ações” explica Dulce.

Graziela Cristina de Oliveira Holmo, supervisora de ensino do município diz que como proposta a Secretaria Municipal da Educação realiza atividades culturais, de lazer e movimento para os alunos da rede municipal em parceria com as Secretarias da Cultura e do Meio Ambiente.

“Os alunos dos 4º anos participam de um passeio guiado para conhecer a história do nosso município. No roteiro estão o Museu de Arquivo Histórico de Assis (Casa de Taipa), Museu de Arte Primitiva (MAPA), Parque Buracão e Jardim Sensorial. Este movimento tem o objetivo do aluno sentir-se como sujeito responsável para construção de fatos históricos, e analisar o reflexo desta passagem de tempo e os avanços advindos destes períodos” comenta Graziela.

A supervisora informa ainda que no mês de novembro os alunos dos 5º anos desenvolverão atividades recreativas no Ecolago, onde poderão interagir com o meio ambiente discutindo e vivenciando elementos importantes para preservação do meio ambiente.

O prefeito José Fernandes ressalta o importante envolvimento das famílias no programa, assim como a alegria das crianças na realização das atividades e parabeniza os gestores, assessores e professores pelo excelente trabalho que estão desenvolvendo junto à Educação Municipal.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.