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Coordenadores Pedagógicos do Ensino Fundamental participam do ‘Curso de Alfabetização’

O objetivo desta formação é que estes profissionais conheçam as diferentes concepções sobre a alfabetização, entendendo os movimentos históricos realizados sobre diferentes métodos


  • 01/12/2022 - 08:20 | Atualizado em 01/12/2022 - 10:27
  • Informação publicada há 299 dias

Foto: SME

Nos dias 16 e 17 de novembro a Secretaria Municipal da Educação de Assis, em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC e apoio técnico da Undime, através da Plataforma Alfabetização em Foco, promoveu no Núcleo de Educação Continuada a Formação para os Coordenadores Pedagógicos do Ensino Fundamental. 

Os encontros foram para assegurar além dos momentos de estudos assíncronos, autoformativas na plataforma, também os estudos síncronos, para interação e aprofundamento neste percurso formativo composto pelos seguintes temas: Concepção de Alfabetização; Situação didática de leitura por meio do professor; Situação didática de leitura pelo estudante; Situação didática de escrita por meio do professor e Situação didática de escrita pelo estudante. 

Esse curso foi direcionado para a coordenação pedagógica, a fim de que possam apoiar seus professores na formação em alfabetização. Portanto, o objetivo desta formação é que estes profissionais conheçam as diferentes concepções sobre a alfabetização, entendendo os movimentos históricos realizados sobre diferentes métodos; conheçam a perspectiva psicogenética de alfabetização, baseada no estudo da ‘Psicogênese da língua escrita’, pesquisa realizada por Emília Ferreiro e Ana Teberosky; avancem na compreensão de como as crianças pensam a escrita e reflitam junto com seus professores sobre a própria prática pedagógica a partir dos estudos realizados. 

A equipe pedagógica da SME espera que estes materiais, espaço e tempo disponibilizados para estas discussões e estudos contribuam diretamente na ação coordenadora, efetivando e subsidiando ainda mais seu papel como formador de seus docentes, para que todas e todos os estudantes tenham assegurado o seu DIREITO de serem alfabetizados plenamente e, assim, seguirem sua trajetória escolar. 

Para tanto, o coordenador precisa ampliar sua compreensão da situação de escrita e leitura, de forma a refletir sobre as condições didáticas necessárias para essa prática ocorrer em sala de aula e discuta a simultaneidade, entre o trabalho com o sistema de escrita e a linguagem escrita no processo de alfabetização. 

É fundamental que sua equipe reflita sobre as possibilidades do trabalho com a leitura e a produção textual como um processo considerando a relevância do trabalho com a linguagem escrita, com todas as crianças, desde muito cedo, planejando com seus professores situações didáticas de leitura e escrita por meio do professor e do aluno, de forma a garantir práticas de ensino que assegurem as aprendizagens das crianças, sempre refletindo sobre o próprio trabalho pedagógico a partir dos estudos realizados.

Assis, Cidade em Movimento.


ASSESSORIA PMA/SME


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