Alunos medalhistas na Olimpíada ‘Caça Asteroides’ são recebidos no Gabinete Municipal

O objetivo da visita foi agradecer a atual gestão pelo apoio recebido pelo município que disponibilizou o transporte dos alunos até a capital Brasília no último dia 29 de novembro para receberem as medalhas da Olimpíada ‘Caça Asteroides’.

• 15/12/2022 - 11:01

Na última terça-feira, dia 13, o prefeito José Fernandes e a secretária da Educação, Dulce de Andrade Araújo receberam no Gabinete os alunos, Arthur Oliveira Borges, Clara Gabriela Gomes Simões, Felipe Oliveira da Silva Martins e Giovana de Lima Simião, além da professora responsável pelo Centro de Atendimento Especializado – CEDET, Vanda Eda Leme Palma e pelo instrutor de robótica Diogo Lamotta Resino e familiares.

O professor de robótica Diogo Lamotta Resino, agradece o incentivo e apoio recebido do Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento – CEDET, por meio da Secretaria Municipal da Educação, que viabilizou o transporte até Brasília.

“Graças ao transporte cedido pela prefeitura e cobertura de gastos, foi possível a ida de todos os integrantes, até Brasília para recebermos a premiação, e foi incrível” comemora Diogo.

O professor destaca ainda que foi uma enorme alegria, uma das maiores satisfações que sentiu na vida, não só pela ida até Brasília e participação de uma cerimônia linda e tão importante, mas também pelo reconhecimento nacional e até internacional de todo um trabalho que foi feito durante 4 anos e meio com os alunos. “Infelizmente foi uma luta muito grande para estar lá e também muito triste pois o projeto foi encerrado pelo FEMA, mas vamos lutar para que o município de Assis, dê novas oportunidades para esses jovens talentos” conclui.

A secretária Municipal da Educação, Dulce de Andrade Araújo agradece o prefeito José Fernandes e o vice Aref pelo apoio incondicional aos alunos do CEDET em especial aos medalhistas da Olimpíadas ‘Caça Asteroides’, que representaram com louvor a cidade de Assis.

O prefeito José Fernandes parabenizou os alunos, professores e familiares presentes destacando que ações como essa vêm ao encontro das propostas de inovação do currículo formativo dos estudantes, da formação dos professores e equipe pedagógica para atender às necessidades atuais de nossos alunos. “Vamos continuar incentivando nossos alunos e em Assis temos um instrumento importantíssimo que é nosso Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento – CEDET, ligado a Secretaria Municipal da Educação, o qual esses alunos premiados fazem parte” destaca.

Saiba mais sobre o programa ‘Caça Asteroides’:

‘Caça Asteroides’ é um programa educacional mundial do IASC – International Astronomical Search Collaboration. Departamento que pertence a NASA e é responsável pela popularização da astronomia de forma educacional, que começou em 2004 e atualmente está em diversos lugares do mundo, com destaque para a Índia e EUA.

No Brasil a primeira edição nacional surgiu em 2020, numa parceria entre a NASA (National Aeronautics and Space Administration), o MCTI (Ministério da Ciência e Tecnologia) e o IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), que contou com as primeiras 20 equipes e os primeiros 55 integrantes em sua primeira edição, e o FEMA Robótica através do professor Diogo Lamotta Resino esteve presente com mais dois alunos integrantes da equipe FEMA Panzertronic.

Mas afinal, o que é e pra que serve o ‘Caça Asteroides’?

O programa tem o objetivo de popularização do conhecimento científico e astronômico, onde crianças a partir dos 5 anos de idade aprendem através de ensinamentos de um Astrônomo da NASA, o Dr Patrick Miller, a identificar asteroides através de algo chamado GIF, que é um conjunto de 4 imagens colocados em sequência que faz com que se crie um movimento entre os objetos, como se fosse um desenho animado feito em papel. A partir daí, objetos que se movimentam em diagonal e de forma tangencial, obtendo-se distanciais iguais entre as imagens, é caracterizado um possível asteroide, que deve ser marcado e através de um relatório composto pelas três iniciais do nome próprio e a sequência de quatro números, caracterizando o número de asteroides encontrados naquele pacote de 4 imagens, ex: DLR0001, DLR0002 e assim sucessivamente.

Após isso, esse relatório é submetido ao site do IASC com o devido login e senha recebido pela equipe, onde a mesma possui um número de identificação e ali é submetido o relatório contendo também a primeira letra do nome e o sobrenome completo. Nesse mesmo local também estão todos os pacotes de imagens que são baixados para qualquer computador e utilizados no software Astrométrica, responsável pela identificação e a famosa caça dos asteroides.

Após isso, é aguardado o relatório semanal do IASC, que geralmente sai toda sexta-feira, no final da tarde com a lista de asteroides identificados e caracterizados pelos astrônomos que avaliam o conjunto de imagens e o relatório enviado até as 20h de quinta-feira de identificação fraca, chamados de preliminares, sendo assim já sendo caracterizados motivos de premiação.

Porém, após isso, dentre 8 meses até um ano, o mesmo asteroide identificado é avaliado de forma mais profunda e no final podendo ser caracterizado como provisório e com risco eminente de colisão ao Planeta Terra, todos esses asteroides que se desprende do cinturão de asteroides que ficam orbitando no caminho entre os planetas Marte e Júpiter. Após isso o asteroide continua a ser estudado no período de 3 até 5 anos, onde podem ir parar no Hall da Fama dos asteroides identificados.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.