Defesa Civil Municipal intensifica apreensão de animais de grande porte

Animal de grande porte que estiver solto em vias públicas, mesmo que amarrados, serão recolhidos e levados ao Posto de Recolhimento e Apreensão de Assis, e proprietários serão autuados.

• 18/01/2023 - 16:06 | Atualizado em 18/01/2023 - 16:29

A Defesa Civil Municipal tem realizado um trabalho permanente de conscientização junto aos proprietários de animais de grande porte em Assis. Porém por irresponsabilidade de alguns tutores, muitos animais estão sendo apreendidos pela equipe responsável e levados ao Posto de Recolhimento e Apreensão de Assis, além de multa diária aos responsáveis por esses animais.

De acordo com o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Fábio Nossack, a região de maior incidência de animais soltos em vias públicas é a do Colinas, Nova Assis e David Passarinho. Ele comenta que recentemente aconteceu um acidente na alça de acesso da Rodovia que liga Assis – Tarumã, entre um animal de grande porte e um veículo, o que felizmente não houve vítimas.

“Animais de grande porte em vias públicas são um risco para toda a população, e para o próprio animal, que passam a perambular pelas ruas, até mesmo se alimentando de lixo, o que caracteriza maus-tratos, e as penalidades para esses casos são mais severas, pois a autuação é realizada pela Polícia Ambiental, que aciona a Defesa Civil para a apreensão desse animal”, comenta Fábio.

O coordenador explica que o proprietário tem o prazo de sete dias para retirar o animal, caso contrário, poderão ser considerados abandonados e irão para adoção.

“É cobrado do dono do animal recolhido, uma taxa de Apreensão no valor de 4 UFESP, mais 2 UFESP/dia/animal limitando há 7 dias para a cobertura das diárias na estadia no Posto de Recolhimento” salienta Fábio.

Os canais para denúncias são através do ZAP da Prefeitura. Para iniciar o atendimento virtual mande um 'oi' para o número (18) 3302 3300 e digite @animais. Na sequência será solicitado que informe detalhes da localização do animal, inclusive com envio de fotos, ou através do Corpo de Bombeiros pelo número 193, ou ainda pelo 190, principalmente em horários noturnos para que haja mais agilidade no atendimento.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.