Prefeitura anuncia investimento de 1 milhão de reais na Agricultura Familiar em 2023

Os recursos serão destinados ao PAA – Programa de Aquisição de Alimentos Municipal. Os pequenos agricultores também serão beneficiados com mais de 1 milhão de reais através do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Governo Federal.

• 24/01/2023 - 14:45 | Atualizado em 24/01/2023 - 14:48

Acervo 2022: Prefeito José Fernandes e a secretária da Assistência Social, Vanessa Eugênio participam ativamente da entrega dos alimentos.

Na última sexta-feira, dia 20, o prefeito José Fernandes e as secretárias de Agricultura e Meio Ambiente, Ana Paula Marques, Dulce de Andrade Araújo, Educação e Vanessa Eugênio, Assistência Social, se reuniram com pequenos agricultores de Assis e Região para anunciar o repasse de 1 milhão de reais em 2023, para a aquisição de alimentos através do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos Municipal.

Ana Paula Marques, secretária de Agricultura e Meio Ambiente destaca que a gestão José Fernandes foi a pioneira no Brasil a implantar o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos Municipal.

“Em 2018 foram investidos 240 mil reais, e em 2023 serão investidos 1 milhão de reais na aquisição desses alimentos, os quais serão repassados para as entidades e as famílias que mais precisam. Nossos pequenos produtores estão aptos para oferecer produtos diversos produtos de qualidade” comenta Ana Paula.

A secretária da Assistência Social, Vanessa Eugênio, diz que em 2022 foi um marco na cidade, pois 200 famílias em estado de vulnerabilidade social, e entidades foram diretamente contempladas semanalmente com os produtos produzidos pela agricultura familiar. “Em 2023 vamos aumentar o número de famílias atendidas através do PAA”, conclui.

Além do PAA, os pequenos agricultores também serão beneficiados com mais de 1 milhão de reais através do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Governo Federal.

Dulce de Andrade Araújo, secretária da Educação, comenta que atualmente são servidas 20 mil refeições diárias, entre alunos da Rede Municipal e Estadual, e que esses alimentos oriundos da agricultura familiar são fundamentais para garantir diversidade, qualidade e nutrição aos alunos.“É gratificante esse investimento nos produtos da agricultura familiar, para a nossa merenda escolar. Isso enaltece a agricultura da nossa região”.

A secretária cita ainda que há 2 anos foram introduzidos, produtos lácteos da Cooperativa APRUMAR, tais como; leite e Iogurte na merenda escolar, diversificando ainda mais a alimentação dos alunos.

O agricultor João Francisco, tradicional produtor de leite e hortifrúti da Água das Antas, ressalta que se não fosse esses Programas (PAA e PNAE), muitos pequenos produtores teriam que vender ou arrendar as propriedades.

“Quero agradecer o prefeito José Fernandes e seus colaboradores que têm garantido a nossa sobrevivência no campo. É uma satisfação saber que nossos produtos são consumidos pelas crianças e famílias mais necessitadas”, comenta o agricultor.

O prefeito José Fernandes diz que é uma satisfação realizar essa parceria com os pequenos agricultores e produtores de leite de Assis e Região. “Eles dedicam a vida na produção de alimentos saudáveis e nutritivos. Através desses Programas, estamos investindo na manutenção dessas famílias no campo, na alimentação de qualidade das nossas crianças e na garantia de que as famílias em situação de vulnerabilidade terão alimentos em casa”.

Os pequenos produtores rurais de Assis e Região que quiserem fazer parte do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos Municipal, e PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Governo Federal, devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por meio do telefone, (18) 99645 6004, ou na Cooperativa Aprumar através do telefone (18) 99744 1411.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.

Este ano, o objetivo é aumentar o número de famílias atendidas pelo PAA

O prefeito José Fernandes em reunião com colaborades e produtores rurais na última sexta-feira, dia 20

Leite e Iogurte também são distribídos através do PAA, e esse ano também será entregue queijo para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

As secretárias, Dulce de Andrade Araújo, Educação, e Vanessa Eugênio, Assistência Social fazem questão de participarem da entrega dos produtos.