Palestrantes abordam temas do agronegócio na FICAR

• 14/07/2017 - 16:42 | Atualizado em 14/07/2017 - 16:48

Foto: Prefeitura de Assis

Com parte da programação do Ciclo de Palestras do Agronegócio durante a FICAR 2017, nesta sexta-feira, 14, as palestras ministradas abordaram temas relacionados a investimentos financeiros, biotecnologia, pragas na lavoura, utilização de agrotóxicos e sustentabilidade do plantio direto.

A primeira palestra do dia foi ministrada por Samuel Dadalto, assessor da Superintendência de Varejo e Governo do Banco do Brasil São Paulo Oeste, que aproveitou a oportunidade para apresentar o lançamento do Plano Safra 2017/2018, inclusive falou sobre linhas de credito, custeio, investimentos oferecidos e taxas de juros.

Dentre os assuntos abordados, o palestrante ressaltou algumas parcerias que o Banco do Brasil possui, inclusive com o Governo do Estado de São Paulo, o qual oferece aos produtores rurais oportunidades de investimentos na aquisição de maquinários agrícolas, por exemplo, o Programa Pró Trator com juros zero.

A segunda palestra do dia aconteceu com Dr. Dorival Finotti, do Moinho Nacional, que abordou o tema rumos da cana-de-açúcar e da biotecnologia na agricultura regional. Em sua apresentação, demonstrou balanço geral na produção da soja e milho, explicou sobre os efeitos da biotecnologia, energia, genética clássica entre outros.

Ainda no período da manhã, outro tema bastante esperado pelos participantes foi o assunto manejo de pragas  da soja, cujo preletor foi Dr. Osmar Conte, da EMBRAPA Soja/Coopermota.

Durante sua fala, Conte explanou o cenário atual em respeito aos percevejos e suas espécies, ameaças constantes, tecnologia de aplicação do produto na lavoura, ferramentas químicas e biotecnológicas.

No decorrer do período da tarde, os assuntos abordados foram os Aspectos práticos da tecnologia na aplicação de agrotóxicos, com Dr. Nelson Harger, da EMATER – PR, e a Sustentabilidade do plantio direto no Vale do Paranapanema, com o palestrante Ms. Salvatore de Angelis, da Associação de Plantio Direto do Vale do Paranapanema.

O Ciclo de Palestras acontece até sábado, 15, com entrada gratuita no recinto da FICAR.

#Assis #CuidandoDeGente #FICAR2017