Educação promove formação com o tema: "O Desemparedamento da Infância"

O encontro faz parte das ações da Secretaria da Educação para o planejamento do ano letivo de 2023.

• 24/02/2023 - 09:34 | Atualizado em 24/02/2023 - 09:37

A Secretaria Municipal da Educação organizou nesta quinta-feira (23), no Teatro Municipal de Assis, uma palestra formativa para os profissionais da educação municipal com o tema “O Desemparedamento da Infância”. Quem conduziu a apresentação foi a professora Dra. Maria Regina Dos Passos Pereira, que acumula 36 anos de experiência na educação pública.

O evento foi aberto com uma apresentação do Maestro Ivaldo Flores, que também leciona na Escola de Musica de Assis. Na oportunidade, foram desenvolvidas as questões relacionadas ao desemparedamento, que significa a necessidade de tirarmos as crianças de dentro das salas físicas e dar-lhes mais oportunidade de explorar os ambientes externos e viver experiências com a natureza.

Essa ideia visa tornar pleno o desenvolvimento das crianças desde a primeira infância, visto que a educação básica não é instrucional e deve atender aos três pilares do desenvolvimento humano: o outro, cultura e natureza. Dessa forma, é possível trabalhar o desemparedamento a partir dos objetos de aprendizagem, aplicado de forma adequada a cada faixa etária, tendo em vista que o desenvolvimento nessa fase da vida se dá pela maneira na qual a criança se relaciona com o mundo.

A Dra. Maria Regina, reforçou o potencial transformador da educação na construção de um futuro coletivo e sustentável, além do cuidado que é preciso ter com as crianças de 0 a 6 anos, para que sejam incentivadas a terem senso crítico, possam se expressar, brincar, se sujar, fazer barulho e estarem preparadas para a alfabetização quando ingressarem no ensino fundamental. “81% das matrículas da educação básica estão na escola pública. A parte mais importante da educação básica é a educação infantil, portanto, se fizermos um trabalho coletivo, de excelência, com qualidade, levando em consideração as defasagens e as desigualdades sociais e raciais, podemos mudar este país” pontua.

Aos professores também foi reiterada a prioridade em observar as aprendizagens almejadas para a partir delas propor as vivências. Sempre permitindo que as crianças tenham interações entre si, desenhem, desenvolvam seus sentidos e se conectem com a natureza. Competências como o “foco” são trabalhadas com brincadeiras, estímulos e atividades lúdicas, evitando desencoraja-los de manifestarem seus pensamentos e sentimentos.

A Secretária Municipal da Educação Dulce De Andrade Araújo retoma que os professores devem ter a autonomia de encaminhar aos seus gestores escolares suas solicitações para desenvolverem as propostas que beneficiem os alunos. “Nós vimos muitos trabalhos nas escolas que tinham essa perspectiva. Desde visitas a hortas, feiras, passeios ecológicos, visitas a espaços culturais... Foram atividades muito ricas. Por isso, quero aproveitar desse momento para consolidar que os professores digam aos seus gestores o que é preciso para realizar as atividades, para que isso chegue à secretaria e possamos juntos, trabalhar em benefício das nossas crianças”, finaliza.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/EDUCAÇÃO