Educação em Movimento: Profissionais visitam Museu Índia Vanuíre de Tupã e Aldeia Krenak

A visita contribui com as ações de preparo para o Planejamento do ano letivo de 2023

• 03/03/2023 - 09:58

Nessa quarta-feira (1) supervisores, assessores e assistentes técnicos e coordenadores pedagógicos participaram de uma visita cultural ao Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre em Tupã e à Aldeia Krenak.

A atividade teve o intuito formativo de disseminar a missão do museu de preservar, valorizar e comunicar patrimônio histórico e patrimônio etnográfico indígena, em especial o legado de povos do oeste paulista, e promover a reflexão crítica sobre valores humanos e cidadania levando em conta diferentes culturas e interações entre diversos grupos da sociedade.

No museu, os profissionais da educação foram apresentados à história da cidade, desde antes de sua fundação até os dias atuais, além das lendas, histórias, documentos e objetos que retratam a cultura dos povos indígenas e não indígenas que construíram o município. Tanto nos módulos internos do museu, quanto na reserva técnica que guarda e protege patrimônios ainda mais raros. Também foram indicados jogos educativos para trabalhar com os alunos de forma presencial ou virtual através do site.

O acervo do museu Índia Vanuíre, junto à monitoria recebida na instituição preparou os educadores para conhecer a Aldeia Krenak, onde a cacique Lidiane que também é professora e coordenadora do museu da aldeia conduziu uma roda de conversa para explicitar costumes, tradições e sanar as dúvidas que surgiram sobre a aldeia, as etnias de seus moradores, a escola indígena e outras temáticas envolvendo o dia a dia e a história local.
Na sequência, as crianças Krenak presentearam os visitantes com danças e cânticos tradicionais.

A cacique Lidiane elucidou como são desenvolvidas as atividades pedagógicas nas escolas indígenas e reforçou a importância de manter viva a tradição e os costumes, como os idiomas tradicionais. “Na escola as crianças aprendem quatro idiomas. O português, krenak, kaingang e inglês. São 115 anos de aldeia, nós nos preocupamos em manter viva a tradição das etnias que vivem aqui."

Os profissionais da Secretaria da Educação de Assis manifestaram suas impressões com as seguintes palavras:
"Foi um grande privilégio ter contato com a cultura do povo Krenak, aprender como os indígenas se relacionam com a Mãe Terra me fez refletir o quanto nós, não indígenas, perdemos nesses 523 anos de silenciamento dos povos originários” disse a ATP da Educação Infantil, Tatiane Costa.

A assessora pedagógica Silvia Maria Almeida Mota ainda complementou: "Os povos indígenas foram sistematicamente silenciados, assassinados e marginalizados ao longo da história brasileira. Ter a oportunidade de conhecer de perto a cultura dos povos indígenas da nossa região ajuda na mudança desse cenário, para que essas populações possam continuar reproduzindo suas culturas e tendo as oportunidades, espaço e voz que merecem."

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO EDUCAÇÃO/PMA