EMEIF Prof.ª Mafalda Salotti Bartholomei promove ações de combate a dengue em parceria com a Secretaria da Saúde

As atividades foram acompanhadas pela secretária da Educação, Dulce de Andrade Araújo, que aproveitou a oportunidade para verificar as demais ações desenvolvidas com os alunos e as demandas da unidade escolar

• 15/03/2023 - 15:01 | Atualizado em 15/03/2023 - 15:11

Foto: Departamento de Comunicação/Educação

Na manhã desta quarta-feira (15), a secretária da Educação Dulce de Andrade Araújo, realizou uma visita técnico-pedagógica na EMEIF Profª Mafalda Salotti Bartholomei, onde acompanhou as atividades realizadas com as crianças da creche e do Ensino Fundamental e orientou sobre as demandas da unidade escolar.

Acompanhada pela diretora Priscila Izilda Santana Viana e pela coordenadora Jaqueline de Melo Victor, a gestora da pasta verificou a estrutura física do prédio, observando as necessidades que serão enviadas ao departamento da manutenção. Também avaliou as atividades desenvolvidas desde o berçário até o recreio dirigido, que inclusive chamaram a atenção positivamente devido à organização exemplar.

Como destaques observados na unidade, a secretária pontua: organização dos espaços administrativos e pedagógicos (apresentam ordem e estão livres de poluição visual) e as dinâmicas práticas realizadas com as crianças nas salas de aula e durante o recreio dirigido (jogos coletivos e individuais, apresentação de sons e instrumentos musicais ao maternal, atividades de estímulo da coordenação motora para o berçário e outras).

Na oportunidade, foi realizado também o encerramento da ‘Quinzena de Combate à Dengue’, onde a escola junto ao Departamento de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde participou de uma passeata pelo bairro entregando panfletos de conscientização para a comunidade.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica do município, Rodrigo Caetano, reforçou a importância da atividade para a comunidade e para as crianças, visto que promove o olhar crítico e responsável em relação ao combate do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.

“O trabalho com a prevenção é sempre mais efetivo quando realizado no ambiente escolar e voltado para a comunidade. As crianças são muito engajadas e desenvolvem um perfil fiscalizador, no qual chamam a atenção da família em casa ao ver algum foco de água parada, por exemplo”, destaca Rodrigo.

“As atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores da escola, nos ajudam muito no controle do mosquito transmissor da dengue. Incentivando ações preventivas nós diminuímos os casos de pessoas que procuram as unidades de saúde somente em estágios avançados da doença. Devido ao número expressivo de casos confirmados no bairro, a unidade escolar é um ponto estratégico para atingir essa comunidade que requer um olhar especial”, finaliza o coordenador.

Assis, Educação em movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/EDUCAÇÃO