Pessoas com autismo receberão carteirinha que garante prioridade em diversos serviços
A posse desse documento garante atendimento prioritário e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de permitir a realização do censo das pessoas com TEA no município e no território nacional.
28/03/2023 - 16:24 | Atualizado em 29/03/2023 - 08:36
Informação publicada há 617 dias
Foto: Departamento de Comunicação
A Secretaria da Saúde já está emitindo carteirinha para todas as pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA), cumprindo lei federal n° 13.977/2020. A posse desse documento garante atendimento prioritário e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de permitir a realização do censo das pessoas com TEA no município e no território nacional. Agora, com uma importante atualização, que é o tipo sanguíneo. Mais abaixo estão relacionados a documentação necessária.
Em Assis existe uma lei municipal nº 6.647/2019 que obriga a inclusão do símbolo internacional do transtorno do espectro do autismo nas placas de atendimento prioritário em qualquer estabelecimento. Outra lei, a nº 7.001/2021, institui a política pública municipal para garantia, proteção e ampliação das pessoas com TEA.
O transtorno do espectro do autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
A partir do dia 1 de março o representante legal poderá procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência e requerer a emissão da carteirinha, para isso deverá preencher o requerimento que estará na própria UBS. Além disso, deverá ter em mãos os seguintes documentos:
1 - Foto 3x4, preferencialmente digitalizada
2 - Cópia simples de documento de identificação com foto
3 - Comprovante de endereço
4 - Laudo ou atestado médico emitido nos últimos 12 meses
5 – Tipo sanguíneo
Após isso, a Secretaria da Saúde tem até 45 dias para emitir a carteirinha.