Secretaria da Educação promove formação para professores sobre musicalização infantil

O projeto visa acompanhar as crianças da rede municipal dos 4 meses aos 3 anos, com atividades pensadas e elaboradas em consonância com a Base Nacional Comum Curricular.

• 18/04/2023 - 08:53

A Secretaria Municipal da Educação promoverá uma formação para todos os Professores de Desenvolvimento Infantil (PDI) sobre musicalização infantil, com o objetivo de capacitar os educadores para trabalhar a musicalização com os alunos desde os berçários até o maternal II. Ao longo do ano de 2023, todos os professores dessas turmas participarão das formações. A formadora Kelly Roberta Belloti de Carvalho Dorigo é pedagoga, musicista e está terminando a faculdade de fonoaudiologia.

A musicalização infantil é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, uma vez que ela estimula as sinapses cerebrais, assim como desenvolve a organização do pensamento e a comunicação. Por isso, o projeto é considerado audacioso, já que as atividades serão destinadas a crianças a partir dos 4 meses de idade.

Durante as formações, os professores aprenderão técnicas para trabalhar a musicalização com os alunos, desenvolvendo atividades significativas e diferenciadas. A proposta é oferecer atividades lúdicas e interativas, que estimulem o interesse das crianças e as ajudem a desenvolver habilidades musicais desde cedo.

De acordo com a secretária municipal de educação Dulce de Andrade Araújo, a formação em musicalização infantil faz parte de um conjunto de ações voltadas para a promoção de uma educação integral de qualidade e inclusiva. “A música é uma linguagem universal e pode contribuir muito para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Por isso, é fundamental que os professores tenham acesso a essa formação”, afirmou.

A formação em musicalização infantil é mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação para melhorar a qualidade do ensino oferecido nas escolas da rede municipal. A expectativa é que os professores possam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e contribuir para o desenvolvimento integral das crianças.

Assis, Educação em Movimento

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO PMA/EDUCAÇÃO