ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Prefeitura capacita técnicos e entrevistadores do CAD Único e Bolsa Família

Esta ação de ‘Qualificação do Cadastro Único’, visa atualizar os 3 processos de averiguação que o Governo Federal propõe para o ano de 2023.


  • 27/04/2023 - 10:32 | Atualizado em 27/04/2023 - 10:34
  • Informação publicada há 352 dias

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 26, a Prefeitura de Assis, por meio da Secretaria de Municipal Assistência Social de Assis, e o Núcleo Municipal de Educação Permanente do SUAS, realizou uma Capacitação para Técnicos e Entrevistadores do Cadastro Único, visando atualizar as informações referentes ao Programa Bolsa Família e também sobre as novidades da Ação de Qualificação do Cadastro Único 2023. 

Está Ação engloba 3 processos de averiguação que o Governo Federal propõe para o ano de 2023.

Os processos são: 

Averiguação Cadastral de Renda (AVERENDA23), em que há a comparação entre a renda declarada pelas famílias para o Cadastro Único e a renda contida em outras bases de dados do Governo Federal, para identificação e tratamento de divergências;

Averiguação Cadastral Unipessoal (AVEUNI23), em que são selecionados os registros unipessoais, ou seja, aqueles em que somente uma pessoa está cadastrada, para a verificação da composição familiar;

Revisão Cadastral (REV23), que trata dos registros desatualizados, ou seja, que foram atualizados pela última vez há mais de dois anos, e estimula a atualização cadastral.

Os três processos possuem reflexos nos programas sociais direcionados a famílias de baixa renda, principalmente no Programa Bolsa Família (PBF), na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), e no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). 

Eles auxiliam no aumento da efetividade dessas e de outras políticas públicas, com o objetivo final de proporcionar a melhoria de vida das famílias de baixa renda, residentes em todo território nacional.

A responsável pelo Cadastro Único e Bolsa Família no município, Lidiani Totti Ratz que aplicou a capacitação, explica que o treinamento de toda a equipe é necessário, para que seja prestado um serviço de qualidade à população que diariamente é atendida nos CRAS. 

O maior intuito é mantê-los atualizados das mudanças que veem acontecendo em todo território nacional e relação aos Programas Sociais, e também para que seja realizado novos planejamento para atingir este público que foi identificado por estes novos processos.

A secretária Municipal de Assistência Social, Vanessa Eugênio ressalta a importância dessas capacitações para aprimoramento e qualificação profissional e parabeniza a servidora Lidiani, por desempenhar suas funções, frente ao Departamento de Gestão da Informação, com muito zelo e responsabilidade.

A secretária Vanessa, ainda informa que outras ações referentes ao CAD Único serão realizadas durante o ano 2023 no intuito de intensificar as averiguações e revisões cadastrais.

Assis, Cidade em Movimento.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/SMAS


Conheça nossos Grupos:
Siga nossas Redes Sociais: | | |

Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta