ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Assistência Social participa de Orientação Técnica sobre a Rede Protetiva em parceria com a Rede Estadual de Ensino

O evento foi organizado pela equipe do Programa CONVIVA DERA – Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar


  • 09/05/2023 - 11:41 | Atualizado em 09/05/2023 - 11:42
  • Informação publicada há 300 dias

Foto: Departamento de Comunicação

No dia 05 de maio, a secretária Municipal de Assistência Social Vanessa Eugênio e uma equipe de servidoras da pasta, participaram de uma formação realizada no Auditório da EE Prof. Carlos Alberto de Oliveira. O objetivo foi orientar tecnicamente os profissionais da rede estadual de ensino a respeito da Rede Protetiva, abordando conceitos e articulação. 

O evento foi organizado pela equipe do Programa CONVIVA DERA – Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar, composta pelas Supervisoras Maristela Romano e Vera Lúcia Caron, por Míriam Antunes (PEC Conviva) e Lúcia Coelho (PEC Projetos Especiais). 

O Programa CONVIVA tem como objetivos: desenvolver o sentimento de pertencimento; trabalhar os valores fundamentais de convivência; resgatar a importância da escola na vida do estudante; desenvolver habilidades socioemocionais e proporcionar uma vivência mais democrática no cotidiano escolar. 

A dirigente da Diretoria de Ensino da Região de Assis, Marlene Barchi Dib, informou que os objetivos propostos pelos organizadores foram: conhecer os equipamentos da Rede Protetiva; especificar a funcionalidade de cada um dos serviços; conhecer o fluxo de atendimento de cada equipamento disponível; promover espaço de escuta com a rede, para articular diálogo frequente e parceria; mapear a Rede de apoio disponível no entorno da UE; ampliar/difundir as redes de apoio: família/ comunidade; desenvolver conceitos sobre corresponsabilidade social. 

Durante a formação, a secretária Municipal de Assistência Social Vanessa Eugênio, realizou a explanação sobre a estrutura organizacional da SMAS e o fluxo de serviços. A coordenadora da Casa de Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, Rosângela Loureiro, falou sobre os tipos de violência mais comuns que ocorrem no âmbito doméstico e escolar. Já a coordenadora das Proteções Básica e Especial, Sandra Mara Lopes, compartilhou um pouco da experiência que a equipe teve em visitas realizadas em algumas escolas da rede estadual. Por fim, a servidora Juliangela Sanches, que é Pedagoga, pontuou a necessidade e os benefícios do trabalho articulado em rede e a importância da participação dos representantes nas reuniões das redes intersetoriais. 

Os organizadores promoveram um espaço de escuta para o esclarecimento de dúvidas e para a troca de experiências e vivências. A secretária Vanessa Eugênio considera fundamental esta parceria e agradece a toda a Equipe da Diretoria de Ensino da Região de Assis pela oportunidade de poder compartilhar o conhecimento e informações tão importantes que colaboram com o trabalho dos gestores e docentes no nosso município, refletindo no melhor atendimento e acolhimento dos alunos. 


Assis, Cidade em Movimento.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/SMAS

 


Conheça nossos Grupos:
Siga nossas Redes Sociais: | | |

Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta