ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Semana do Meio Ambiente: Ações sustentáveis e conscientização são antecipadas em Assis

Prefeito José Fernandes e Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Ana Paula Marques, convidam a população para participar das atividades


  • 29/05/2023 - 08:34
  • Informação publicada há 383 dias

Foto: Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Assis antecipa a celebração da Semana do Meio Ambiente, que é oficialmente realizada na próxima semana, devido ao feriado de Corpus Christi. Com o tema “Preservar é Viver”, a cidade está se preparando para uma série de atividades em comemoração a essa importante data. A programação inicia nesta semana, com encerramento marcado para o dia 5 de junho.

O prefeito José Fernandes destacou a importância de promover a conscientização ambiental e ações sustentáveis na cidade. “Estamos empenhados em preservar o meio ambiente e garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Convido a todos os munícipes a participarem das atividades da semana do meio ambiente e contribuírem para a preservação de nossa natureza”, ressaltou o prefeito.

Uma das atividades organizadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é a gincana envolvendo as escolas municipais. O objetivo é incentivar a arrecadação de aparelhos eletrônicos estragados e sem uso. A escola que conseguir arrecadar a maior quantidade de aparelhos ganhará um dia de lazer com brinquedos infláveis, pula-pula e pipoca. Para garantir o descarte correto desses materiais, a parceria foi estabelecida com a empresa CATADOR ELETRÔNICO, que realizará a coleta e a logística reversa. Caso os aparelhos sejam grandes, os alunos podem solicitar a retirada em suas residências através do telefone 18 99741-9233, e o peso será computado para a escola de sua escolha.

Durante toda a semana, os alunos do 5º ano das escolas municipais terão a oportunidade de participar de uma trilha educativa, visitando as nascentes Água da Fortuna, localizada no interior do Parque Buracão, e Água do Óleo, situada no Parque Ângelo Ceola (Parque dos Monstros). A Sabesp, parceira nessa ação, fornecerá informações importantes sobre o cuidado e a preservação dessas áreas.

Já os alunos da 1ª e 2ª etapa das escolas municipais participarão da experiência da troca da caixa da Natureza. Essa atividade consiste em explorar as espécies de árvores ao redor da escola, realizar brincadeiras com folhas e sementes encontradas e propor um desafio para outra escola.

As escolas da rede estadual também participarão das atividades da semana do meio ambiente, com destaque para o “Dia do Desafio”, que ocorrerá no dia 31 de maio. Nessa data, as escolas estaduais arrecadarão pilhas usadas para realizar o descarte correto desses materiais.

No dia 1º de junho, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizará o plantio de mais um Pomar Urbano, localizado na Avenida Rui Barbosa. Serão plantadas mangas nobres, Haden, Palmer e Tommy e em breve a população poderá desfrutar de mais um espaço e degustar uma fruta tão saborosa.

No dia 05, o CB PM Regis César Queçada ministrará uma palestra para os alunos do 3º, 4º e 5º ano da escola João Mendes Júnior, abordando a importância da preservação do Meio Ambiente.

“No ano passado realizamos essa atividade e tivemos trocas tão positivas. As crianças, mesmo pequenas, puderam compreender a riqueza que a natureza nos proporciona, a importância do cuidado e, aproveitando a criatividade delas, recebemos muitos desenhos e brinquedos feitos com materiais recolhidos. A troca da caixa da Natureza é uma experiência enriquecedora, que desperta o amor e o respeito pelo meio ambiente desde cedo”, comentou Ana Paula Marques Rodrigues, secretária de Agricultura e Meio Ambiente.

 

Assis, Cidade em Movimento

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/SEAMA

 


Conheça nossos Grupos:
Siga nossas Redes Sociais: | | |

Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta