ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Prefeitura realiza encontro para apresentação do novo S.I.M, as mudanças e os prazos para adequação

O S.I.M é um sistema que visa garantir maior controle dos produtos de origem animal, como carne, leite, ovos, mel, pescado e seus derivados, a fim de aumentar a segurança alimentar da população.


  • 14/07/2023 - 09:15
  • Informação publicada há 342 dias

Foto: Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Assis realizou no último dia 11 de julho, um encontro na ACIA – Associação Comercial e Industrial de Assis, com o objetivo de apresentar o novo Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) e informar sobre as mudanças e prazos para adequação. A reunião contou com a participação de produtores, agroindústrias e representantes do setor.

O S.I.M é um sistema que visa garantir maior controle dos produtos de origem animal, como carne, leite, ovos, mel, pescado e seus derivados, a fim de aumentar a segurança alimentar da população. No Brasil, a inspeção sanitária de produtos de origem animal é regulamentada por um conjunto de legislações.

Durante o encontro, Sidney Franklin dos Santos, médico veterinário e consultor convidado para ministrar a reunião, ressaltou a importância do S.I.M na garantia da saúde pública e na proteção do meio ambiente, além da regularização das agroindústrias para a comercialização dentro do município. Ele enfatizou que a venda de produtos de origem animal clandestinos, sem a devida inspeção e fiscalização, representa uma violação à saúde do consumidor, podendo acarretar a transmissão de doenças e toxinfecções alimentares.

A adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), permite que os produtos fiscalizados pelo serviço de inspeção municipal possam ser comercializados em âmbito nacional. Isso contribui para a geração de renda e emprego, proporciona alimentos mais saudáveis à população e traz mais recursos para o município, além de promover a fixação de mão-de-obra no campo e atrair novas agroindústrias para a região.

Ana Paula Marques Rodrigues, secretária de Agricultura e Meio Ambiente, destacou que a implementação do novo S.I.M é uma excelente oportunidade de abertura de mercado para os produtores locais. Além disso, ressaltou que prazos adequados serão dados para que todos possam se adequar às novas exigências, garantindo assim a regularidade com as normas da saúde pública.

Driely Torreti, tecnóloga em alimentos, e sua sócia Larissa Alves Bueno, presentes na reunião, expressaram sua satisfação com as informações compartilhadas sobre o novo serviço e inspeção municipal. Elas destacaram que a organização do evento conseguiu transmitir de forma clara os objetivos e a importância desse projeto para a cidade. A atualização do S.I.M incentivará os produtores, impulsionar o desenvolvimento econômico das empresas do setor e proporcionar alimentos seguros e de qualidade aos consumidores. A L&D Consultoria Alimentos, representada por Torreti e Bueno, manifestou apoio ao projeto e parabenizou os organizadores pelo evento.

Assis, Cidade em Movimento

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA


Conheça nossos Grupos:
Siga nossas Redes Sociais: | | |

Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta