ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Saúde Assis revoluciona, e começa a transformar UBS em ESF

A primeira unidade a passar por essa transformação foi, a agora, ESF Bonfim


  • 22/08/2023 - 11:52
  • Informação publicada há 235 dias

Foto: Departamento de Comunicação

A última segunda-feira, 21, entrou para a história em Assis. O primeiro passo foi dado para que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) sejam transformadas em Estratégias Saúde da Família (ESF). A agora ESF Bonfim foi a primeira que passou por essa verdadeira revolução no município.

Por ser um território de saúde com uma população idosa bastante relevante a ESF Bonfim foi a escolhida para iniciar essa transição. Agora a equipe que já estava na unidade conta com importantes reforços para continuar os atendimentos.

Essa é uma “virada de chave” no modelo tradicionalista de UBS que funciona com médicos em horários pré-determinados. Nas ESF os médicos são membros da comunidade, trabalhando 8 horas por dia nas unidades, além de contar com Agentes Comunitários de Saúde (ACS), na ESF Bonfim, por exemplo, foram 4 profissionais chamados do último concurso.

Na prática eles são um elo entre a comunidade e a unidade de saúde. Eles fazem visitas domiciliares frequentes a fim de verificar as condições do indivíduo ou da família. O ACS auxilia no planejamento, pensando junto com a equipe de saúde estratégias para a melhor forma de cuidado: qual tipo de acompanhamento, se na unidade, visitas domiciliares ou encaminhamento para especialidade.

O contato entre os profissionais de saúde é mais humanizado. A população se sente inserida com o time da unidade de saúde a que pertence. Caso necessário, o ACS comunica o médico que pode até fazer uma visita na residência do usuário.

“O modelo de Estratégia Saúde da Família é o que mais beneficia a população, pois são profissionais de saúde no cuidado mais próximo daquela comunidade, indo literalmente na casa de cada um que precise dessa atenção. O Bonfim foi só a primeira. Estamos apoiados pelo prefeito José Fernandes para que a gente faça essa transformação, e que Assis toda seja coberto apenas por ESF’s”, conclui a secretária da Saúde, Cristiani Silvério.


Conheça nossos Grupos:
Siga nossas Redes Sociais: | | |

Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta