ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Educação realiza receitas como parte de Projeto de Gênero Textual

Projeto desenvolvido para alunos do 2º ano visa aprimorar as habilidades de leitura e escrita.


  • 04/09/2023 - 15:28 | Atualizado em 04/09/2023 - 16:11

Foto: Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal da Educação, está promovendo um projeto inovador que transforma a forma como os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental aprendem a ler e escrever.

O projeto, que tem como objetivo aprimorar as habilidades de leitura e escrita dos estudantes, utiliza diferentes gêneros textuais, adaptados a cada ano escolar. No caso do 2º ano, o foco é o gênero textual “receita”. Para colocar em prática esse projeto, os alunos pesquisaram e selecionaram algumas receitas sob a orientação de seus professores.

À medida que o projeto de leitura e escrita com base em receitas continua a avançar, a expectativa é que os alunos do 2º ano continuem a aprimorar suas habilidades linguísticas e a criar memórias valiosas de sua jornada educacional.

Na EMEIF Prof.ª Coraly Júlia, os alunos exploraram o livro "O Sanduíche da Maricota", de Avelino Guedes, e para concluir o trabalho, realizaram um piquenique entre as turmas. Escolheram preparar um sanduíche, e cada ingrediente continha informações em QR Code que os alunos podiam escanear para aprender mais sobre eles. Essa abordagem inovadora combinou o aprendizado prático com a tecnologia.

Já na EMEIF Prof.ª Maria Amélia de Castro Buralli, os alunos e professores pesquisaram e exploraram a receita de salada de frutas e, para consolidar o aprendizado, reuniram-se para preparar a salada de frutas. Todos participaram do processo de preparação das frutas, promovendo habilidades de trabalho em equipe, além de aprender a importância da alimentação.

Enquanto isso, na EMEIF Prof. Manoel Simões, os professores desenvolveram um livro de receitas no qual as receitas preferidas das crianças foram trabalhadas, e os alunos escreveram sobre a importância de cada uma delas para suas famílias.

A Assistente Técnico Pedagógica responsável pelo projeto, Tatiana Poleto, explica que o projeto é uma maneira de ensinar às crianças a arte da leitura e escrita de forma prática e significativa. “Eles estão adquirindo habilidades que serão úteis ao longo de suas vidas, enquanto se divertem e se conectam com os colegas, aplicando os textos trabalhados em sala de aula em situações sociais.”

Os links para acessar os livros e o vídeo do projeto são:

Link 1

Link 2

Link 3 para assistir o vídeo do Projeto

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/EDUCAÇÃO

 


Conheça nossos Grupos:
Siga nossas Redes Sociais: | |

Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta