Educação realiza receitas como parte de Projeto de Gênero Textual

Projeto desenvolvido para alunos do 2º ano visa aprimorar as habilidades de leitura e escrita.

• 04/09/2023 - 15:28 | Atualizado em 04/09/2023 - 16:11

A Prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal da Educação, está promovendo um projeto inovador que transforma a forma como os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental aprendem a ler e escrever.

O projeto, que tem como objetivo aprimorar as habilidades de leitura e escrita dos estudantes, utiliza diferentes gêneros textuais, adaptados a cada ano escolar. No caso do 2º ano, o foco é o gênero textual “receita”. Para colocar em prática esse projeto, os alunos pesquisaram e selecionaram algumas receitas sob a orientação de seus professores.

À medida que o projeto de leitura e escrita com base em receitas continua a avançar, a expectativa é que os alunos do 2º ano continuem a aprimorar suas habilidades linguísticas e a criar memórias valiosas de sua jornada educacional.

Na EMEIF Prof.ª Coraly Júlia, os alunos exploraram o livro "O Sanduíche da Maricota", de Avelino Guedes, e para concluir o trabalho, realizaram um piquenique entre as turmas. Escolheram preparar um sanduíche, e cada ingrediente continha informações em QR Code que os alunos podiam escanear para aprender mais sobre eles. Essa abordagem inovadora combinou o aprendizado prático com a tecnologia.

Já na EMEIF Prof.ª Maria Amélia de Castro Buralli, os alunos e professores pesquisaram e exploraram a receita de salada de frutas e, para consolidar o aprendizado, reuniram-se para preparar a salada de frutas. Todos participaram do processo de preparação das frutas, promovendo habilidades de trabalho em equipe, além de aprender a importância da alimentação.

Enquanto isso, na EMEIF Prof. Manoel Simões, os professores desenvolveram um livro de receitas no qual as receitas preferidas das crianças foram trabalhadas, e os alunos escreveram sobre a importância de cada uma delas para suas famílias.

A Assistente Técnico Pedagógica responsável pelo projeto, Tatiana Poleto, explica que o projeto é uma maneira de ensinar às crianças a arte da leitura e escrita de forma prática e significativa. “Eles estão adquirindo habilidades que serão úteis ao longo de suas vidas, enquanto se divertem e se conectam com os colegas, aplicando os textos trabalhados em sala de aula em situações sociais.”

Os links para acessar os livros e o vídeo do projeto são:

Link 1

Link 2

Link 3 para assistir o vídeo do Projeto

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/EDUCAÇÃO

Conheça nossos Grupos: