Parque Buracão terá Jardim Sensorial

• 03/08/2017 - 14:37

Em reunião no dia 25 de julho, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a presidente do Fundo Social Luciana Barreto Fernandes se reuniu com representantes da Unimed e outros parceiros voluntários para fomentação do projeto que prevê a criação de um espaço denominado Jardim Sensorial no Parque Buracão.

O novo projeto visa oferecer um espaço direcionado à população, inclusive às pessoas com necessidades especiais, idosos, alunos da rede pública e privada, entre outros.

Arquitetado na antiguidade para fins terapêuticos e com grande influência oriental, o Jardim Sensorial tem como proposta também oferecer recursos didáticos e promover a inclusão das pessoas quanto à educação ambiental, manifestando-se através dos sentidos do corpo humano como tato, audição, visão, olfato e gustação.

De acordo com Luciana, presidente do Fundo Social, o projeto prevê a criação de dois canteiros com diversos tipos de plantas e de diferentes texturas, aromas e formas que possibilitarão a integração dos visitantes à natureza, além de possibilitar a sensibilização dos estímulos através do solo com pedra, areia, madeira, entre outros.

“Essa parceria  é de extrema importância para que possamos viabilizar o Jardim Sensorial para nossa cidade. Estamos empenhados e entendemos que a criação desse Jardim no Parque Buracão vem a somar com tudo o que já é oferecido no mesmo espaço junto à natureza”, destaca Luciana.

Participaram da reunião a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Luciana Barreto Fernandes, a diretora presidente da Associação Mulheres Unimed, Rosana Conte Boutros, a diretora financeira, Edmara Pires Souza, a gestora de RH da Unimed, Silvana Maria de Campos Garcia, a coordenadora de Responsabilidade Social também da Unimed, Lígia Cristina Belini, o assistente Técnico de Planejamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fábio Ávila Nossack,  e o arquiteto voluntário, Arildo Blefari de Almeida, que será o responsável pelo projeto técnico.