Servidores da Rede de Proteção Infantojuvenil de Assis participam de capacitação

Objetivo foi esclarecer as atribuições e os mecanismos fundamentais para a organização da ESCUTA ESPECIALIZADA na rede de proteção das crianças e adolescentes vítimas de violência em Assis

• 21/11/2023 - 10:40 | Atualizado em 21/11/2023 - 10:51

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nos dias 16 e 17 de novembro, uma capacitação voltada para os servidores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e profissionais que atuam na Rede de Proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência no município.

O foco da capacitação foi a ESCUTA ESPECIALIZADA, um instrumento crucial diante dos crescentes índices de violência contra crianças e adolescentes no Brasil. De acordo com o canal do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, houve um aumento preocupante de 24% no número de denúncias de violações contra esse público no primeiro semestre de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior.

No total, foram registradas 97.341 denúncias de violência no país durante o primeiro semestre de 2023, um aumento significativo em relação às 78.248 denúncias do mesmo período em 2022.

Diante desses indicadores alarmantes, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Assis buscou promover um espaço de formação e reflexão, em parceria com a equipe da “Conceito Jurídico Cursos”. A capacitação teve como objetivo esclarecer as atribuições e os mecanismos fundamentais para a organização da ESCUTA ESPECIALIZADA na rede de proteção das crianças e adolescentes vítimas de violência em Assis.

A condução do curso ficou a cargo de Andréa Inês Dutra Braz, profissional em Serviço Social formada pela PUC MINAS, com vasta experiência na área. Com uma carreira que inclui passagens como Técnica Judiciária Aposentada do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e ocupação do cargo de Secretária Municipal de Desenvolvimento Social em Matozinhos/MG. Atualmente, exerce a função de consultora em Políticas Públicas Sociais, contribuindo de maneira ativa para o desenvolvimento e aprimoramento dessa importante área de atuação.

A secretária Municipal de Assistência Social, Vanessa Eugênio, ressaltou a relevância dessas capacitações para os profissionais que lidam com o SUAS e as Redes de Proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência. Considerando esse público como vulnerável e em necessidade de proteção, a secretária enfatizou o compromisso em fortalecer as ferramentas e conhecimentos dos servidores para lidar eficazmente com essa realidade desafiadora.

Assis, Cidade em Movimento

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/SMAS