Testes realizados na água do lago do Parque das Águas revelam qualidade satisfatória para pesca

Análise foi realizada após processo de limpeza e revitalização da nascente

• 20/02/2024 - 10:06 | Atualizado em 20/02/2024 - 11:23

No dia 2 de fevereiro de 2024, a Prefeitura, em colaboração com a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), realizou um teste de qualidade da água no Parque das Águas (Parque Ecológico Francisco Antunes Ribeiro). Isso ocorreu após o processo de limpeza e revitalização da nascente, juntamente com o aumento das atividades de pesca na região.

De acordo com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), art. 16º, a amostra coletada indicou um índice de Coliformes Termotolerantes de 1.100 NMP / 100mL. Este valor está dentro dos padrões estabelecidos para atividades secundárias recreativas, que é de até 2.500. Essas atividades incluem navegação, pesca, caiaque, canoagem, esqui aquático, jet ski, entre outros.

Para atividades como natação e mergulho, onde há contato direto do usuário com a água, a prática não está adequada.

Ana Paula Marques Rodrigues, secretária de Agricultura e Meio Ambiente, destacou que serão realizados testes periodicamente para monitorar a qualidade da água. Isso visa tranquilizar a população e assegurar a preservação deste parque incrível, que proporciona contato com a natureza e lazer para a comunidade.

O prefeito José Fernandes enfatizou a importância da preservação ambiental para garantir a melhoria contínua da qualidade da água e convidou a comunidade a colaborar na conservação da área, visando o desfrute de um novo cartão-postal da cidade.

Assis, Cidade em Movimento

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/SEAMA