ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Assis inaugura CAPS AD para usuários de álcool e drogas

Unidade especializada promete ampliar assistência e oferecer cuidado personalizado


  • 08/04/2024 - 10:19 | Atualizado em 08/04/2024 - 11:35

Foto: Departamento de Comunicação

Na última quarta-feira, dia 3 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Assis inaugurou uma nova unidade do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS AD). Localizado na Rua Benedito Lutti, 316, Vila Xavier, o CAPS AD "Profº Abílio da Costa Rosa" oferece serviços específicos para usuários de drogas e álcool, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A equipe disciplinar do CAPS AD, composta por enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e auxiliares administrativos, está comprometida em oferecer um tratamento multidisciplinar e personalizado para os pacientes e seus familiares. Além disso, até o final do primeiro semestre de 2024, está prevista a inclusão de educadores sociais para fortalecer ainda mais o suporte oferecido.

Durante a cerimônia de inauguração, que contou com a presença do prefeito José Fernandes, do vice-prefeito Aref Sabeh, do presidente da Câmara Gérson Alves, e da então secretária da saúde, Cristiani Silvério, foram realizadas diversas apresentações culturais. A psicóloga Paula de Carvalho Lauer, que compõe a equipe do CAPS AD, enfatizou a importância do novo CAPS AD para ampliar o acesso ao cuidado relacionado ao uso de drogas.

Sem dúvidas, é uma maneira de fortalecer a estratégia de redução de danos, que é um modelo de cuidado que prevê que uma pessoa repense o uso e consiga construir pequenas metas, pequenos objetivos, que a façam evoluir a relação que ela tem com o álcool ou qualquer outra droga. Fortalecendo a sua capacidade de fazer seu autocuidado e de recuperar seus vínculos comunitários, familiares e pensar como reverter algumas condições de vulnerabilidade. No Brasil, temos muito preso em nossa cultura a ideia de que o tratamento do usuário de álcool e outras drogas só se resolve através da internação, mas existem outras estratégias e outras possibilidades, inclusive menos violentas e que dão autonomia e protagonismo aos próprios usuários na busca por uma relação mais saudável que a droga”, finalizou Paula Lauer.

O prefeito José Fernandes acrescentou: “Esta inauguração é um passo importantíssimo para melhorar os serviços de saúde mental em nossa cidade. O novo CAPS AD demonstra nosso compromisso em oferecer cuidados abrangentes e acessíveis para aqueles que lutam contra o vício em drogas e álcool em nossa cidade”.

Assis, Cidade em Movimento

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA


Conheça nossos Grupos:
Siga nossas Redes Sociais: | | |

Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta