ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Prefeitura lança pedra fundamental para a construção do Crematório Municipal

A inauguração está prevista para o mês de dezembro


  • 10/04/2024 - 17:13 | Atualizado em 10/04/2024 - 17:18

Foto: Departamento de Comunicação

Na manhã desta quarta-feira, 10 de abril, a cidade de Assis deu um grande passo para o futuro com o lançamento da Pedra Fundamental do primeiro Crematório Municipal de todo o Oeste Paulista. Ele estará localizado na Rua Décio do Canto Neuber, s/n, em frente ao bairro Parque das Acácias.

Segundo o prefeito José Fernandes, este sonho nasceu em 2021, durante os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. “Na época ficamos muito preocupados pois tivemos dias de termos até 10 sepultamentos, e percebemos que deveríamos encontrar outras alternativas, até mesmo pensando no futuro das próximas gerações. Por isso, surgiu a ideia de construir o crematório. Após o trabalho incansável do nosso secretário Fábio Nossack, do administrador do cemitério, Fabiano Cavalcante, da nossa então secretária da Saúde, Cristiani Silvério, e do nosso secretário da Fazenda, Percy Spiridião, estamos iniciando a realização desse sonho. A equipe do Cemitério será responsável pela construção. Essa não é só uma conquista de Assis e sim para toda a região, e estamos determinados a fazer o crematório funcionar até o final do ano”.

O administrador do Cemitério Municipal, Fabiano Cavalcante, afirma que qualquer pessoa poderá escolher cremar seu ente querido. “Todos os que quiserem serão cremados. Porém, a cremação requer documentos diferentes dos necessários para um sepultamento. Enquanto no sepultamento a família providencia os documentos, na cremação é importante que a pessoa tenha deixado por escrito seu desejo de ser cremada. Se não houver registro escrito, todos os familiares precisam concordar e assinar os documentos. Apesar dos procedimentos serem mais detalhados, todos terão acesso. Além disso, cremar será mais barato do que comprar um túmulo. Estamos até pensando em oferecer um crematório social para aqueles que não podem pagar. Assim como fornecemos caixões, velórios e túmulos para quem precisa, também ofereceremos o serviço de cremação. Porém nesses casos também precisará de avaliação da Secretaria de Assistência Social”, assegura Fabiano.

O secretário Municipal de Planejamento, Obras e Serviços, Fábio Nossack, diz que a construção será rápida, mas a licitação para o forno pode demorar um pouco. 

A princípio o crematório terá somente fornos para cremação, sem cerimônias de velórios, que ocorrerão como de costume, os corpos serão levados somente para cremação. Estaremos prontos para cremar de 6 a 10 pessoas por dia de toda a região. Em uma segunda etapa, teremos uma sala de cerimônia com várias opções de urnas e cerimônias. Também queremos criar um bosque nas proximidades para reduzir o impacto ambiental na região.

O prefeito José Fernandes diz que no futuro planeja construir um lugar para cremar animais de estimação. “Por enquanto, só vamos cremar pessoas, mas depois queremos cremar também animais pequenos, como cães, gatos e pássaros. Muitas pessoas consideram importante cremar seus animais de estimação e até fazem cerimônias especiais para eles. Hoje em dia, muitas famílias veem seus animais como parte da família. Alguns até querem enterrar seus animais junto com eles, mas isso não é permitido aqui”, explica.

Resumindo, hoje em dia, as funerárias têm que ir até Londrina para cremar, o que é caro para as famílias. Com o crematório aqui, isso vai mudar. Queremos mostrar que a cremação não é só para os ricos e está disponível para todos. A cremação será mais acessível que o sepultamento tradicional. Quando alguém tem um túmulo, tem que pagar sempre para mantê-lo, e eventualmente, terá que tirar os ossos. Muitas pessoas querem isso, e nós estamos prontos para ajudar”, conclui o prefeito.

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental contou com a presença de secretários municipais, o vereador Pastor Nivaldo, representado a Câmara Municipal, o padre Juninho, Pároco da Igreja São Nicolau, o gerente de projetos do CIVAP, Valdeir Figueiredo, empresários e representantes do setor funerário, moradores e funcionários do Cemitério Municipal tanto de Assis.

Assis, Cidade em Movimento

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA

 


Conheça nossos Grupos:
Siga nossas Redes Sociais: | | |

Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta