Prefeitura capacita profissionais para fortalecer combate à violência infantil

Formação de profissionais visa proteção integral de crianças e adolescentes

• 21/05/2024 - 10:25

Na última sexta-feira, dia 17 de maio, a Prefeitura de Assis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu um evento em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data, comemorada oficialmente em 18 de maio, foi instituída pela Lei n. 9.970 de 2000.

O objetivo do evento foi dar continuidade à formação dos profissionais que trabalham direta ou indiretamente com crianças e adolescentes, especialmente aqueles que podem ser vítimas desse tipo de violência. Participaram representantes da rede de ensino municipal e estadual, conselheiros tutelares, entidades paraestatais, a REDE NINHO do município, servidores municipais, e representantes da Delegacia de Defesa da Mulher de Assis, entre outros.

A capacitação foi conduzida pelo doutor Cláudio Hortêncio Costa, advogado especializado em Direito da criança e adolescente vítima de violência, mestre em Direitos das Relações Sociais e Doutor em Serviço Social pela PUC/SP. Ele também faz parte da Associação de Pesquisadores e Estudos sobre Crianças e Adolescentes (NECA).

A secretária Municipal de Assistência Social, presente no evento, destacou o sucesso da iniciativa. “O Doutor Cláudio, com toda a sua experiência, nos acrescentou não só como profissionais, mas também como seres humanos, já que a luta contra o abuso e a exploração sexual infantojuvenil é de todos”, afirmou.

O evento reforça o compromisso do município em combater e prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes, promovendo a capacitação contínua dos profissionais envolvidos nessa importante causa.

Assis, Cidade em Movimento

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/SMAS