Assis registra 6 casos de Dengue neste ano contra 133 no ano de 2016


  • 17/09/2017 - 08:00

A Secretaria Municipal da Saúde de Assis, através da Vigilância Epidemiológica, intensifica ações de prevenção em todos os bairros do Município contra o mosquito Aedes Aegypti, que já apresentam resultados surpreendentes ao longo deste ano, comparado ao ano de 2016.

Divididos por setores, agentes da Saúde visitam residências da cidade para vistorias em quintais e orientação aos moradores quanto aos cuidados necessários para eliminação dos criadouros do mosquito.

Um comparativo ao ano de 2016 mostra que os números de casos positivos chegaram a 133, enquanto este ano, até a primeira quinzena de setembro, foram registrados 6 casos positivos.

Segundo a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nilsa Leite, toda a população deve continuar mantendo seus quintais limpos para que não haja proliferação de mosquitos, “porque o trabalho é constante e a luta contra a Dengue é diária”, enfatiza.

De acordo com o coordenador do Departamento de Controle de Endemias, Cícero Motta, os agentes percorrem todos os bairros conforme cronograma previsto e durante as visitas realizam orientações de prevenção aos moradores.

“Ao receber o agente de Saúde em sua residência, o morador recebe explicações e demais orientações quanto aos cuidados necessários no combate ao mosquito transmissor da Dengue e, em caso do surgimento de larvas, realizam toda a retirada do foco, com até mesmo a nebulização in loco”, explica Cícero, para quem o cuidado deve ser redobrado, principalmente em períodos de estiagem, quando o clima esquenta.

Ele ressalta que todos os objetos que ficam expostos no tempo devem ser eliminados, pois podem acumular água e contribuir para a proliferação do mosquito, inclusive a limpeza frequente de calhas e caixas d’água.

Para Fabiano Morelli, secretário Municipal da Saúde, os dados, comparados ao ano passado, são bastante satisfatórios, o que sinaliza o bom serviço que está sendo realizado e a conscientização da população.

“No ano passado foram registrados 133 casos positivos de Dengue e com o trabalho de intensificação dos trabalhos realizados pelos agentes da Saúde e conscientização da população, que tem estado mais atenta aos cuidados que devem ser tomados, foram registrados apenas 6 casos positivos neste ano. O Poder Público está fazendo sua parte e a população também e assim devem continuar”, declara o secretário.


Informativo

Cadastre-se e fique por dentro das notícias da Prefeitura de Assis.

Acesse aqui

AssisDigital.com

Conheça o Catálogo de Serviços Digitais. É fácil e prático.

Acesse aqui

Curta