Educação destaca ações de capacitação de professores e gestores

• 22/10/2017 - 09:00

Em meio ao segundo semestre do ano letivo e durante a semana de Valorização dos Profissionais Municipais do Magistério, do dia 16 ao dia 20, a Secretária Municipal da Educação pontuou as ações destinadas à capacitação de seus professores e equipe gestora, em reconhecimento ao trabalho promovido por seus supervisores de ensino, colaboradores e parceiros.

A capacitação dos profissionais é desenvolvida de forma continua, nos horários de estudo, através de orientações ministradas pelos supervisores de ensino, nas modalidades e níveis educacionais da Rede Municipal.

Neste seguimento foram realizadas ao longo do ano formações na modalidade de  Educação Infantil, com as temáticas  “A rotina e suas vertentes” e a “Matemática e a BNCC”, coordenadas pelas supervisoras Kênia Elisabeth Vaz e Sara Celsa Domingues Cinto, ministradas respectivamente pela supervisora, Nelma Viviane de Souza Silva e pelo supervisor Emerson Rodrigues Santos, que também elaborou e ministrou a formação “O desafio de ensinar Matemática” aos docentes, coordenadores e gestores das unidades escolares.

Na modalidade Educação Especial, a parceira SME e o Núcleo de Ensino PROGRAD/UNESP, com projeto “Educar Todos com Todos”, propiciou aos educadores e gestores a “Capacitação inicial e continuada na perspectiva da Educação Inclusiva”.

Em breve serão retomadas as formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, em primeiro momento para os professores do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental até o 3º ano, com a parceria do Consorcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP).

As capacitações também abrangeram os educadores PEB-I e coordenadores com vistas ao processo de avaliação em Língua Portuguesa e Matemática. Da mesma forma, coordenado pelas supervisoras Ester Toshiko Doi e Luciana de Vito Zollner aconteceram as formações de Educação Física e Inglês.

Em especifico, aos gestores e coordenadores a secretaria disponibilizou cursos e formações em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Assis e de Marília, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), a Unimed-Assis e demais instituições, das quais se destacam as formações em Gestão Escolar,  Replanejamento de Orientações Técnicas e a palestra aos professores de desenvolvimento infantil  “Do choro à fala: etapas da aquisição da fala”.

Atualmente são realizadas de maneira continua as formações em “Gestão Escolar”, na SME, pela Professora Pós-Dra. Graziela Zambão Abdian da UNESP/Marília, e o Curso de “Cultura e Diversidade na Escola”, ministrado pelo Prof. Dr. Leonardo Lemos, da UNESP/Assis.

Na área de Meio Ambiente, a SME em parceira com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMMA, o projeto “Meio Ambiente e Cidadania”. O projeto em síntese proporciona formação continuada aos professores no segmento, objetivando a produção de um material didático para a Rede Municipal de Ensino. Nesta modalidade, os encontros são acompanhados pela supervisora Loilda Almeida.

No ensino em Tempo Integral, a supervisoras Stelamary Aparecida Despencieri Laham, Nelma Viviane de Souza Silva e Loilda Almeida, coordenaram a formação aos professores e gestores. Nesta modalidade as formações foram divididas, em dois encontros gerais, em primeiro na SME e posteriormente na EMEIF Maria Clélia de Oliveira Vallin.

Na formação oferecida aos professores que atuam com as Escolas em Tempo Integral da Rede, acontecem em grupos por modalidade de atuação, PEB I, Educação Ambiental, Tecnologia Educacional, Meio Ambiente e Esporte, Recreação e Lazer. Cada encontro é realizado por um professor eleito por seus pares, que são responsáveis pelo conteúdo do encontro, oportunizando um reconhecimento na troca de experiências.

Cada grupo foi subdividido em cinco blocos, com abordagens considerando as ações para o primeiro e segundo semestre letivo. Entre as ações trabalhadas estão o Planejamento das Formações, Apresentação dos relatórios por área, diagnósticos e demandas, Plano de Ensino, Apresentação dos Planos de Trabalho, Organização da Mostra Cultural, Avaliação do Bimestre, Planejamento do HE do 2º bimestre, Reunião com Gestores e Professores Responsáveis pela mostra e HE por área.

Dentre as ações de valorização dos educadores estão, além das formações, atividades de aprimoramento profissional, com palestras, cursos e visitas, como a realizada por professores da Educação a 7ª edição do Salão do Livro, nos dias 2 e 8, na cidade de Presidente Prudente.

#Assis #CuidandoDeGente #SMEAssis