Saúde participa da Semana Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti


  • 24/10/2017 - 10:17 | Atualizado em 24/10/2017 - 17:24

A Secretaria Municipal da Saúde em parceria com as secretarias Municipal da Educação e Assistência Social, e a Diretoria Estadual de Ensino, iniciaram nesta segunda-feira, 23, a Semana Nacional de Mobilização contra o Mosquito Aedes aegypti, cuja programação visa orientar e reforçar sobre os cuidados no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikuncunya

A ação é estabelecida pelo Governo Federal que tem como foco, em primeiro momento, orientar os envolvidos com conselhos gestores de bairros, a fim de planejarem entre si planos de trabalhos educativos e de conscientização contra o mosquito e que atinjam a população.

Balanço dos últimos casos de Dengue em Assis: Um balanço realizado junto ao Departamento de Endemias apresentou que em 2014 houve 967 casos de Dengue, em 2015 o número saltou para 4.764 casos, enquanto 2016 apresentou 148 casos e, em 2017 a quantidade atingiu 15 casos até o mês de outubro.

O secretário Municipal da Saúde, Fabiano Morelli, enaltece que os números apontados mostram a diferença de casos positivos de um ano para o outro e são o verdadeiro retrato de como a população precisa, incansavelmente, manter seus quintais limpos. 

“Ações que impactam a população são a única maneira de proporcionar mais conscientização junto aos moradores. Por isso, vamos reforçar, todos os dias, que cada um de nós, moradores, precisamos nos unir em prol da eliminação do mosquito”, frisa Morelli.

O prefeito José Fernandes comenta que a participação de todos durante o ano é fundamental, em especial, durante o período de intensificação da Semana de Mobilização, quando o morador é o único que pode ajudar a combater o mosquito.

“Os casos positivos de Dengue nesses quatro últimos anos  revelam como podemos agir de maneira diferente a este cenário, simplesmente com atitudes que refletem a nossa saúde”, considera  o prefeito.   

Em Assis, a Semana de Mobilização se iniciou com reunião envolvendo conselhos gestores da Prudenciana e Jardim III Américas II, a direção da escola José Augusto Ribeiro, alunos do curso de Medicina da FEMA, além da participação do departamento de Controle de Endemias, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Unidade de Saúde e secretaria Municipal do Meio Ambiente.

De acordo com o coordenador do Departamento de Controle de Endemias, Cícero Motta, as reuniões com os respectivos grupos de discussão são iniciativas para auxiliar nas ações de combate ao mosquito junto à população.

Segundo ele, diversas ações serão realizadas durante o período de intensificação da campanha, com trabalhos lúdicos direcionados e envolvendo os Centros de Referências (CRAS), unidades escolares, entre outros órgãos.  

#Assis #CuidandoDeGente #SaúdeAssis #SMEAssis #AssistênciaSocialAssis


Informativo

Cadastre-se e fique por dentro das notícias da Prefeitura de Assis.

Acesse aqui

AssisDigital.com

Conheça o Catálogo de Serviços Digitais. É fácil e prático.

Acesse aqui

Curta