Escola Coraly recebe visita do prefeito municipal e secretária da Educação

O intuito da visita foi parabenizar as iniciativas empregadas pela equipe gestora que proporcionou valorização aos educadores da Unidade

• 24/10/2017 - 12:04 | Atualizado em 24/10/2017 - 12:24

Na manhã desta quinta-feira, 19, o prefeito de Assis José Fernandes e a Secretária da Educação Municipal, Professora Dulce de Andrade Araújo, a supervisora Loilda Almeida visitaram a EMEIF “Profa. Coraly Júlia G. Carneiro” para prestigiar o trabalho desenvolvido na Unidade e parabenizar a diretora Adriane Gallo de Alcantra da Silva e toda a equipe pelo prêmio de Educador Nota 10, na 20º edição do prêmio concedido pela Fundação Victor Civita.

O trabalho da EMEIF concorreu com 5.006 inscritos, foi classificado entre os 50 melhores, premiado entre os dez vencedores, e possui chances reais de conquistar o prêmio de Educador do Ano, a ser anunciado no dia 30 desse mês.

Na oportunidade a diretora descreveu ao prefeito como surgiu a proposta do trabalho, elaborado desde fevereiro de 2016, com atuação na valorização do profissional docente e outras vertentes.

De acordo com a diretora, o trabalho adotado na EMEIF é a construção de um momento interativo, com vistas à formação continuada dos professores da Unidade, desenvolvidos através de ações como o EPaCI- Estabelecendo Parceiras Compartilhando Ideias, a consolidação dos conselhos de classe participativos e outras práticas desenvolvidas pela equipe da Unidade com professores, pais e comunidade.

Através do EPaCI promoveram-se ações de reflexão em que participam parceiros, como professores doutores de instituições de ensino superior, e professores que vivenciam diversas realidades e conteúdos nas cidades da região, para compartilhamento de conteúdos e práticas significativas. Todos os conteúdos desenvolvidos são oriundos de um levantamento realizado pela equipe coordenadora, coletado junto aos professores, diante das necessidades por estes relatadas.

Adriana destacou dois pontos da abordagem do plano de trabalho determinantes para sua consolidação: o compartilhamento e o ressignificar da prática em sala de aula, e o fortalecimento e diagnostico das metas desenvolvidas, na edificação da sua concretização, ou  no caso da negativa, a redefinição dessas metas a fim de conquistar os resultados pretendidos.

“Quero esclarecer que tive uma ideia, mas essa ideia só se expandiu e concretizou por conta do trabalho da equipe, realizado por cada profissional que acredita na educação. Se não tivesse esse esforço conjunto, nós não teríamos esse reconhecimento em nível nacional e quiçá internacional”, reiterou a diretora.

O prefeito por sua vez, após acompanhar toda a explanação da diretora e conhecer com propriedade as ações que culminaram na premiação, parabenizou o empenho de toda a equipe gestora da Unidade e apontou a possibilidade desse trabalho refletir em outras unidades para contemplar também mais profissionais da educação.

“Estamos aqui para prestigiar e incentivar essas ações. Que a amplitude decorrente do prêmio possa estimular a mesma prática a outras escolas e comunidades do Município de Assis. Que esse engajamento entre a direção, coordenação, professores e comunidade seja compartilhado e multiplicado para edificar ainda mais nossa educação”, almejou José Fernandes.